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Funil de conversão na internet: O que acontece antes da compra?

Você sabe como interagir com seu cliente nos diferentes momentos antes da compra? Aprenda como utilizar o funil de conversão na internet!

Você conhece o comportamento do seu cliente na internet? Entre tantos canais de divulgação online, você sabe qual o melhor e qual maneira correta de usa-los? Aprenda mais sobre o funil de conversão na internet.

Essas perguntas devem ser feitas antes de iniciar uma campanha de divulgação online. Uma estratégia digital é muito mais que anúncios patrocinados em buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc) ou em uma (ou todas) redes sociais. É necessário construir um relacionamento com o consumidor potencial e interagir com ele em seus diferentes momentos de compra, afinal a compra em si começa muito antes da decisão final de comprar, e é sobre essa jornada que vamos falar neste post.

Podemos dividir o momento de compra em 4 grandes etapas: Reconhecimento, Interesse, Consideração e Compra. As duas primeiras etapas são a o topo do funil, e são responsáveis por gerar trafego de qualidade para o seu site.

Reconhecimento – Busca por Informações

O consumidor em potencial ainda não tem certeza do produto ou serviço que deseja, na verdade ele tem uma necessidade e vai em busca de conhecimento, para se munir de informações antes de tomar uma decisão. Nesta etapa é importante dar ao consumidor em potencial informações relevantes sobre aquilo que ele está procurando. Uma página de destino com informações sólidas fará toda a diferença nesta etapa. Estratégias digitais que se aplicam bem são campanhas de banners com segmentação específica do seu público (por isso a importância de saber quais são os hábitos de navegação do seu target), postagens em redes sociais, blogs, vídeos de conteúdo e campanhas de links patrocinados com palavras-chave que não falem do produto ou da empresa, mas sim que conectem a dor do consumidor ao seu conteúdo através da busca.

Interesse – Entrega de conteúdo relevante

Só nos interessamos por páginas ou conteúdo que venham ao encontro do que estamos procurando. Por isso é tão importante que a página de destino das suas campanhas desperte no seu público-alvo um interesse ainda maior pelo assunto. Desta forma você estará criando com ele uma primeira conexão, e ele associará a sua marca ao tema que está buscando.

Consideração – Relembre seu potencial cliente

Este é o momento em que o seu público-alvo começa a considerar algumas empresas ou marcas que podem ser a solução para sua dor. Nesta etapa é de suma importância permanecer conectado a ele, lembrando-o que sua empresa é uma referência no assunto que ele busca, e que pode ajudá-lo. Mas como manter essa conexão? A resposta é: remarketing. Sabe quando você navega por um site e tem a impressão de que tem um anúncio seguindo você? É o remarketing. Essa funcionalidade ajuda as empresas a ‘lembrarem’ seus potenciais clientes de que elas possuem a solução que eles estavam buscando incentivando assim um retorno no site. Nesta etapa, anúncios com depoimentos tem uma boa performance, além de ofertas ou promoções especiais.

Compra – Direto ao Ponto

Este é o momento decisivo. Aqui temos campanhas online que direcionam diretamente para a compra, não apenas para consumidores que já passaram por todas as etapas anteriores, mas para um público decidido, que sabe exatamente o que procura. Para isso é importante manter 2 tipos de campanha: 1ª Estratégia fundo de funil – campanhas com palavras que estejam intimamente ligadas ao produto/serviço; 2ª Institucional: é de extrema importância que sua empresa apareça bem posicionada ao ser procurada, e em muitos casos, ao não ser patrocinada sua marca pode aparecer abaixo dos anúncios de seus concorrentes, o que diminui a chance de clique.

Então…

Agora conhecendo cada etapa da jornada do consumidor podemos concluir que não existe um canal ideal para a divulgação, mas sim uma composição entre diversas opções. Em primeiro lugar devemos conhecer o comportamento do nosso consumidor potencial, onde ele está, quais os assuntos que chamam sua atenção, que fazem parte do seu dia a dia. Só assim você poderá inserir sua empresa no contexto correto, usando diferentes estratégias para que o consumidor potencial comece a se conectar com a sua marca e assim construir um relacionamento de confiança que fará a diferença na hora da decisão final.

Cada produto/serviço possui um ciclo de compra diferente, porém independente se curto ou longo, a geração de conteúdo para criação de um relacionamento entre consumidor potencial e marca é sempre importante, pois ajuda na construção de uma presença digital forte, relevante e saudável.

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