Dicas de como aumentar a motivação dos profissionais

contato • dez. 09, 2021

Como a motivação e o engajamento afetam a produtividade?

Segundo uma pesquisa de Harvard, trabalhadores felizes apresentam um aumento de 31% em seu nível de produção. 


Em vista disso, o que você pode fazer para melhorar o grau de motivação e engajamento dos profissionais da sua empresa? Primeiro, é preciso compreender o que é motivação e como é o seu funcionamento. 



Como funciona a motivação?


A
motivação é aquilo que impulsiona um profissional a realizar as atividades do seu trabalho. 


Sendo assim, quando um colaborador está desmotivado, consequentemente, apresenta desânimo e baixo desempenho na sua função, o que traz
resultados negativos para a empresa.


Por isso, é importante compreender como ocorre o processo do estímulo motivacional para saber como contribuir para manter a sua equipe animada. 


Segundo a
Teoria dos dois fatores, criada pelo psicólogo Frederick Herzberg, as causas da motivação, podem ser divididas em: 


  • Fatores motivacionais: são aqueles que geram satisfação no trabalho;
  • Fatores higiênicos: influenciam a insatisfação e desanimam o colaborador. 


Para Herzberg, os fatores motivacionais são internos, tratam-se das razões pessoais que levam alguém a querer fazer um bom trabalho. 


Só para exemplificar, podemos citar: crescimento e desenvolvimento profissional, autorrealização e reconhecimento. Por isso, pode-se dizer que a motivação não pode ser causada por outra pessoa, é algo que depende do próprio trabalhador. 


Por outro lado, os fatores higiênicos são circunstâncias externas, que podem trazer insatisfação para o indivíduo. Nesse caso, estão incluídos: salário, relacionamento com os colegas, condições ambientais, entre outros. 


Esses fatores não se relacionam diretamente com a motivação do profissional, mas podem diminuir o seu engajamento com a organização, ou seja, o empenho e esforço dedicados à colaboração do progresso da empresa. 


Pensando nisso, o gestor deve procurar formas de minimizar o nível de insatisfação dos colaboradores para ocorrer a fidelização de profissionais

Nesse sentido, a cultura organizacional é um aspecto essencial. Vamos entender o porquê. 



Qual o papel da cultura organizacional no engajamento dos colaboradores? 


A cultura organizacional é o conjunto de valores e crenças que orientam as atividades de uma empresa, ela determina como deve funcionar o relacionamento entre a organização e os colaboradores. 


Caso os colaboradores estejam insatisfeitos com a cultura organizacional, isso vai afetar negativamente o seu engajamento. Sendo assim, é essencial adotar medidas que alinhem as expectativas e valores entre empresa e trabalhadores para fortalecer o relacionamento. 


Afinal, se essas pessoas acreditarem no propósito da instituição, sentirem-se acolhidas e entenderem o quanto a sua tarefa, mesmo que aparentemente pequena, é necessária para toda a equipe, é provável que se esforcem em executar um bom serviço.


O engajamento depende do senso coletivo, por isso, é muito importante que o trabalhador sinta-se uma parte relevante de um propósito maior.


Além disso, quando os profissionais não estão engajados ficam insatisfeitos  com a organização, o que
 aumenta a taxa de turnover, ou seja, a rotatividade dos profissionais. 


Em resumo, quando não há uma cultura que promova o engajamento, os colaboradores vão apresentar queda na qualidade, baixo desempenho e produtividade e, consequentemente, dificuldade de cumprimento de metas e prazos.


Além do mais, com a baixa de fidelização de profissionais, a instituição vai ter prejuízo financeiro devido à constante abertura de processos de seleção e os baixos índices de resultados de novos funcionários que estão em período de adaptação. 


Mesmo que a sua empresa funcione em regime remoto e, com isso, possua colaboradores em diferentes regiões geográficas é essencial buscar soluções para manter a
comunicação corporativa, garantindo que a cultura organizacional seja transmitida e praticada. 


Com esse objetivo, faça bom uso de ferramentas tecnológicas que auxiliem a manter as equipes engajadas, o resultado vai ser o
aumento da produtividade


No entanto, na prática, como você pode melhorar o engajamento e contribuir para a motivação? Vamos analisar 5 atitudes que podem ser úteis nesse sentido. 



Práticas de reconhecimento: conheça  ações que favorecem a motivação 


É verdade que a motivação é uma condição interna, mas é possível contribuir para que as necessidades de cada colaborador sejam satisfeitas e, dessa maneira, estimular a sua motivação.


Como foi considerado anteriormente, os fatores motivacionais envolvem o desenvolvimento profissional e o reconhecimento. Em vista disso, vamos considerar
5 práticas de reconhecimento que vão favorecer tanto a motivação quanto o engajamento: 

 

1. Mantenha a boa comunicação


Em primeiro lugar, é preciso saber ouvir atentamente aos colaboradores, isso pode ser feito tanto presencialmente como de maneira remota.


Essa prática possibilita que o gestor conheça o que motiva cada membro de sua equipe, entenda os seus sentimentos e, assim, possa oferecer aquilo que vai estimular a motivação individual. 


A
comunicação também vai permitir a descoberta do nível de satisfação do indivíduo com a organização e as razões por trás disso. 


Uma boa alternativa é usar o eNPS, que é uma ferramenta avaliativa que indica o grau de engajamento dos colaboradores com a instituição. 



2. Plano de carreira


O plano de carreira estimula o trabalhador a dar o melhor de si em suas tarefas, visto que para alcançar novos cargos deve ocorrer primeiramente o desenvolvimento profissional. 


Quando o funcionário sobe um degrau em sua carreira, isso promove o senso de autorrealização e, consequentemente, o mantém motivado. 


Além disso, ele vai se sentir mais integrado à empresa e aos seus propósitos, já que o seu crescimento profissional pessoal correlaciona-se com o sucesso da organização. 



3. Capacitações e treinamentos


Em certas situações, o colaborador pode estar desmotivado, porque tem medo de falhar por não se sentir capacitado para desempenhar suas funções. Pode ser útil fornecer instruções por meio de cursos e outros treinamentos que aperfeiçoem a capacidade técnica do indivíduo. 


Dessa maneira, o profissional vai se sentir preparado para lidar com os desafios de sua área de atuação. E, quando superá-los, vai aumentar o seu senso de realização. 


Além disso, os treinamentos são ótimas oportunidades de fortalecer e ampliar o vínculo social entre a equipe. 



4. Feedbacks e elogios


O desenvolvimento profissional só vai acontecer se o colaborador receber feedbacks das suas tarefas.


Os feedbacks positivos reforçam ações que o gestor deseja que o profissional continue praticando. Ademais, os elogios melhoram o nível de satisfação do trabalhador com a organização, uma vez que ele se sente valorizado pelas suas realizações. 


No entanto, os feedbacks negativos também são importantes, eles possibilitam que o indivíduo aperfeiçoe suas competências e cresça profissionalmente. Porém, sempre deve-se demonstrar empatia ao fazer uma correção. O objetivo não é causar constrangimento, mas, sim, desenvolver as habilidades da pessoa.


5. Insights de dados


Conhecer a equipe é fundamental para que você possa criar estratégias para aumentar a motivação dos colaboradores. Utilize dados a seu favor para tomadas de decisão mais assertivas.


Em conclusão, com o objetivo de manter os colaboradores engajados e motivados, conheça as circunstâncias internas que o motivam por ouvi-lo atentamente. Permita seu desenvolvimento profissional por meio de treinamentos e feedbacks e crie uma conexão para oferecer um plano de carreira. 


Pensando nisso, você já conhece o Mérito?

Essa é uma solução digital criada por especialistas para ajudar a manter seus colaboradores motivados e engajados.

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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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