Fundamentos de redes: o que você precisa saber

contato • set. 16, 2022

As melhores práticas do fundamento de redes e conexões

No âmbito da informática, uma rede corresponde a diversos processadores interligados, que têm como objetivo compartilhar dados e recursos entre si. Ainda, podem ser privadas ou públicas.


Atualmente, a necessidade de transmitir dados para vários módulos aumentou, gerando uma grande diversificação de outros tipos de redes. Diariamente, empresas necessitam de mais agilidade e segurança de rede, com processos escaláveis que sejam capazes de atender o crescente aumento das demandas.


Isso desde os populares serviços de streaming de mídia, utilização de robôs na indústria, até o gerenciamento eficiente de tráfego.


Neste artigo, você vai entender melhor quais os fundamentos de rede e os tipos de conexões mais usadas na criação de redes públicas e privadas. Ainda, quais as boas práticas para implementação de redes e os benefícios para sua empresa ao usar soluções em nuvem. Tenha uma ótima leitura!


Desmistificando as conexões de rede


Quando as redes de computadores foram criadas, no final da década de 1950, sua função era quase uma exclusividade militar e para defesa. A princípio, eram usadas para transmitir dados por linhas telefônicas e tinham aplicações comerciais e científicas limitadas. Com a evolução tecnológica e a chegada da internet, elas se tornaram imprescindíveis para as empresas.


Por meio das redes, foi possível uma comunicação global e em tempo real, além de serem os primórdios da internet. Bem diferente do começo, quando os computadores ocupavam andares inteiros de um edifício e para trocar de dados, eram usadas linhas telefônicas. 


Agora, é importante que as corporações entendam como os fundamentos de rede são necessários quando se pensa em segurança, variedade e distância de ambientes, ainda, visando as aplicações que podem surgir no futuro de um negócio. 


A conexão não ocorre somente quando as diversas unidades estão ligadas, e sim por meio de protocolos de transmissão e sistemas com uma arquitetura bastante organizada.


Conexões de rede mais utilizadas


São tantos os tipos diferentes de redes que, muitas vezes, pode ser difícil entender as singularidades entre eles. Então, vamos simplificar e conhecer os tipos de conexões de redes mais usados. 


Rede Privada Virtual (VPN) 


A Virtual Private Network (VPN) oferece maior segurança de redes locais, escritórios remotos e dispositivos. Um exemplo é o AWS VPN, que compõe dois serviços: AWS Site-to-Site VPN e AWS Client VPN. Juntos, fazem um melhor gerenciamento da nuvem, com alta disponibilidade e capacidade de expansão.


Uma VPN é formada por hardware, software e pelas conexões necessárias para oferecer suporte a comunicações de redes protegidas pela infraestrutura de rede pública, por meio de um método chamado tunelamento.


LAN (Local Area Networks)


A rede local é formada por dispositivos próximos, em casas ou um prédio de escritórios, conectados a equipamentos de rede compartilhados (roteadores de banda larga) que são usados para se comunicar com redes externas.


MAN (Metropolitan Area Networks) 


São as redes metropolitanas utilizadas em regiões mais populosas ou de grande concentração de empresas. Basicamente, elas ligam as redes locais (LANs) em uma cidade ou determinada região.


WAN (Wide Area Networks) 


Trata-se de redes de longa distância e zonas geográficas mais amplas. Por isso, o conceito de wide (amplo, em português). São usadas pelas grandes empresas para conectar suas redes de escritórios.


Cada escritório tem sua própria rede local (LAN), que se conecta por meio de uma WAN. Essas conexões longas podem ser formadas de maneiras diferentes, incluindo linhas alugadas, VPNs ou túneis IP.


SAN (rede de área de armazenamento)


SAN é uma rede privada de armazenamento (Storage Area Network) e é destinada ao armazenamento de dados. Normalmente, são desenvolvidas para organizar infraestruturas de redes para aplicações, transferindo os recursos de armazenamento da LAN para uma nova, independente e de alto desempenho.


Virtual Private Cloud (Nuvem Virtual Privada)


A VPC é semelhante a uma rede tradicional, mas com os incrementos de uma infraestrutura dimensionável. A tecnologia possibilita ao usuário o controle do ambiente virtual, oferecendo posicionamento de recursos e mais segurança de rede. Assim, é possível gerenciar um grande número de máquinas virtuais, sem estar limitado a um único servidor de recursos fixos.


Para iniciar um trabalho em nuvem ou migrar um projeto já existente, é importante ter design de rede com conectividade híbrida. Isso porque, será a base para os demais serviços avançados, como a segurança de rede, computação e analytics.


Uma VPC pode ser conectada a um subconjunto de endpoints, criando um VPC endpoint de interface que permite conexões privadas entre uma nuvem privada virtual e suas redes para aplicações sem exigir um gateway da internet, um dispositivo NAT, uma conexão VPN.


Dessa maneira, você controla sites, serviços e endpoints de API específicos que podem ser acessados a partir da sua VPC. A VPN é uma forma de acessar um computador remotamente.


Boas práticas para um melhor monitoramento de rede


Comprar e configurar uma ferramenta para monitoramento não é o suficiente para evitar problemas de conexão e velocidade. Um bom plano de gestão pode garantir maior segurança de rede.


Primeiramente, é fundamental saber quais os equipamentos estarão envolvidos nos processos. Realizando um inventário das máquinas e sistemas que terão acesso aos recursos da empresa, sua equipe de TI pode realizar o gerenciamento da estrutura.


Para ter eficiência no uso dos recursos, os dispositivos devem ser configurados de acordo com as demandas de cada ambiente. Assim, parâmetros de IP, firewall e DNS devem ser modificados para que o compartilhamento de informações ocorra da melhor forma.


Outras medidas podem ser tomadas, tais como:


  • Garantir que todos os equipamentos (computadores, smartphones e tablets) utilizam conexões seguras;
  • Tornar a sua rede escalável para evitar o congestionamento de tráfego;
  • Focar em ferramentas de análise em tempo real;
  • Buscar resolver os problemas mais comuns rapidamente;
  • Utilizar métodos e tecnologias que são adequadas para as necessidades da sua rede;
  • Criar rotinas de prevenção de falhas.


O que são redes de borda


A computação de redes de borda é o processamento de dados próximo à borda da rede — onde os arquivos são gerados — ao invés de processá-los em um armazém centralizado para processamento de dados.


As redes de borda são compostas pelos sistemas finais (hosts) que executam programas de aplicação, enquanto o núcleo é uma rede de comutadores de pacotes e enlaces que interconectam os sistemas finais da internet.


Gerenciamento da nuvem 


É importante para organizações, sejam elas grandes ou pequenas, terem a capacidade de organizar e monitorar a saúde de suas conexões e de suas redes para aplicações armazenadas em nuvem e, dessa maneira, acelerar a evolução digital de um negócio.


Nesse sentido, busque por uma solução tecnológica que ofereça muitos benefícios para sua empresa. Assim, será possível melhorar a gestão profissional dos recursos, tecnologias e processos em nuvem.


Com fácil implementação e com capacidade de escalonar suas redes para aplicações, LiveCloud oferece atualizações constantes, monitoramento e suporte para seus serviços. Sua empresa ganhará tempo, gerando um aumento na produtividade das equipes.


Se você procura maneiras de expandir seu negócio, manter a integridade dos dados e a segurança de rede, além de otimizar custos com infraestrutura, fale com um especialista em nuvem.

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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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