Tecnologia, oportunidade e inovação: 3 perguntas da +praTI para Cesar Leite

contato • out. 15, 2021

A +praTI conversou com Cesar Leite, CEO das empresas Processor, sobre o uso da tecnologia em diferentes áreas e figuras inspiradoras.



TI não é só tecnologia, é oportunidade e inovação 


A +praTI fez um bate-papo com Cesar Leite, CEO das Empresas  Processor, uma das companhias líderes no país em transformação digital de negócios e também uma das empresas mantenedoras da +praTI.


Cesar Leite fala sobre o uso da tecnologia em diferentes áreas e figuras inspiradoras. Confira abaixo:


1 – Com a TI, eu vou da ARPANET até…?


A TI gera uma quantidade impressionante de oportunidades que vão desde o mercado de trabalho da própria área até o conhecimento que vai ajudar muito em outras profissões, que cada vez mais, precisam de tecnologia. Estamos falando de medicina, direito, engenharia, arquitetura, etc. 


O conhecimento tecnológico de linguagens de programação ou o conhecimento de low code, cada vez mais, é um delta competitivo para o profissional frente a um mercado cheio de desafios. Então, conhecer e praticar um conjunto de ações pessoais que lhe permitam sempre se atualizar é um jeito efetivo de lidar com todas as vicissitudes que temos nos desafios profissionais estabelecidos frente a carreiras, profissões e demandas em constante transformação que vivemos hoje em dia.


2 – Como a TI muda o mundo?


A tecnologia da informação tem transformado o mundo de uma forma incrível, seja nos processos de transformação digital, seja em coisas que nem nos damos conta do quanto a tecnologia é presente, mas que tem modificado tudo como, por exemplo, diagnósticos por imagens, construções de prédios, procedimentos judiciais, construção de produtos e impressão 3D. A tecnologia é onipresente. 


3 – Quem te inspira e por quê?


Muitas pessoas foram importantes para a minha carreira, formação e desenvolvimento. E isso vai se ajustando conforme a vida anda e as necessidades referenciais se atualizam.


Uma dessas referências é alguém que tem repensado o mundo de uma maneira muito consistente, o professor e escritor Yuval Harari, seja por sua visão futurística de mundo, seja por sua visão de que o novo Humanismo é plural, diverso, inclusivo e tecnológico, e de que isso pode fazer um mundo de maneira mais consistente, social e igualitária. 


Além disso, ao longo de toda a minha vida sempre fui um fã da filosofia de Star Trek (Jornada nas Estrelas), um mundo inclusivo, unido, propositivo e com uma cultura espetacular que vem desde o princípio dos anos 60 e recebeu influência da Guerra Fria. O programa sempre fez proposições sensacionais como o primeiro beijo interracial da TV aberta. Sempre esteve muito à frente de seu tempo com uma visão de vanguarda. Toda a cultura de Jornada nas Estrelas sempre me influenciou ao longo dos anos.


Também gosto muito do Robert Iger, que foi presidente da Disney durante muito tempo. Entendo que ele fez uma revolução no contexto de entretenimento do mundo, seja pela prática junto aos parques e ao modelo de conexão da Disney, seja pela incorporação de uma série de empresas como a Marvel, entre outras, nas quais ele agregou, gerou muito valor e revolucionou esse mercado. O estilo de gestão dele sempre foi um delta competitivo sensacional. 


Esses entre tantos outros nomes, tantas pessoas espetaculares ao longo do tempo. Sempre temos espaço para mais pessoas, para aprender, para viver e conhecer a história. Aqui no Brasil, eu citaria Mauá, de quem sou fã desde que fui apresentado de forma mais ampla pelo livro “Mauá: empresário do império”, de Jorge Caldeira. Mauá é um ícone da arquitetura empresarial brasileira, que fez revoluções e inovações em seu tempo, criando um legado que permanece até hoje.



Sobre a parceria Processor e +praTI


As Empresas Processor têm orgulho em fazer parte da iniciativa +praTI. Temos a consciência que o conhecimento é a chave para construirmos uma sociedade melhor.


Gerar novas oportunidades de emprego e capacitar pessoas tem sido os maiores objetivos da +praTI, que em apenas 1 ano ofereceu 4.000 oportunidades, além de mais de 500 horas gratuitas de aulas, através de trilhas de conhecimento e bolsas de estudo, transformando inúmeras vidas.


Estamos apenas começando a transformação!


Acesse maisprati.com.br, leia o conteúdo desta matéria e saiba mais sobre esta inciativa.



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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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Gotobiz é Managed Service Provider AWS
Por contato 28 set., 2023
Recentemente, a Gotobiz conquistou o selo MSP e faz parte de um número seleto de empresas brasileiras certificadas pela AWS como Managed Service Provider (MSP). O que significa ser AWS Managed Service Provider? Ser um parceiro AWS MSP significa que a empresa tem capacidade de fornecer soluções ponta a ponta da AWS para clientes em qualquer estágio da jornada para a nuvem. O programa valida o histórico do parceiro e experiência para fornecer soluções AWS ponta a ponta para clientes em qualquer estágio da jornada da nuvem, incluindo planejamento e design, construção e migração, operações e suporte e automação e otimização. Ou seja, a Gotobiz é reconhecida e certificada globalmente em um seleto programa que entrega serviços altamente qualificados baseados nas melhores práticas de adoção de soluções em nuvem e temos um time com know-how para operar e gerir com excelência serviços em nuvem e cases de clientes que atestam isso. Para obtenção desta designação, foi realizada uma extensa auditoria independente para garantir que a integridade da Gotobiz e os recursos técnicos atendam a um alto padrão global. Para Ana Pochmann, Diretora de Delivery da Gotobiz, essa conquista representa a consolidação da experiência e habilidade das empresas Gotobiz e Processor em oferecer Soluções e executar Serviços Gerenciados baseados na vanguarda da tecnologia de Cloud Computing. Ela compartilha entusiasmada: "A obtenção desta certificação é um processo altamente exigente e abrangente, que avalia minuciosamente todo o ciclo de vida da adoção e implementação de soluções em nuvem. Isso engloba estratégia, vendas, marketing, design, implementação, operações, governança e muito mais. Estamos orgulhosos de anunciar esta significativa conquista, resultado do excepcional desempenho e do nosso compromisso contínuo com a excelência. A certificação MSP da AWS é o reconhecimento formal de nossa capacidade e dedicação no atendimento às necessidades dos nossos clientes." Como a Gotobiz pode ajudar a sua empresa? Marque uma agenda com um de nossos especialistas !
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