Você já parou para pensar quais as razões mais comuns para a perda de dados?

contato • ago. 31, 2021

Se você está tranquilo por ter um backup, mas não tem certeza se pode contar com ele caso tenha algum problema, essa é a hora de conferir se já deparou com uma destas situações e de como podemos ajudá-lo.

 

O momento é agora e não tem mais como voltar atrás. O que podemos chamar de nova configuração digital nas empresas é que a transformação do armazenamento de dados para nuvem é uma realidade. Considerar migrar cada vez mais dados para Cloud Computing, Edge Computing e a interconexão entre nuvens, bem como a escolha dos parceiros de negócios foram as conclusões obtidas pelo IDC, no mês de Junho de 2021, durante o IDC Digital Roadshow Dynamic Enterprise Brasil. Mas como você tem guardado essas informações? Seu sistema de backup está 100% redondo?


Imagino que a resposta para a primeira pergunta seja positiva. Mas e para a segunda? Aposto que já existiram algumas situações que o deixaram em dúvida sobre o que fazer no caso de ocorrer algum problema. O que muitas vezes não se têm consciência são os riscos reais de ter o total controle das informações digitais. E por mais incrível que pareça, no mundo digital também ocorrem erros, paradas ou perdas, geralmente relacionadas ao comportamento cotidiano e da forma como salvamos, armazenamos e manipulamos nossos dados.

 

Conheça abaixo as 5 principais razões que causam a perda de dados

 

1. Falhas humanas


Você já ouviu alguém dizer que excluiu algum arquivo acidentalmente? O maior risco de perder dados é excluir arquivos ou partes de conteúdos sem ter nenhum backup disponível.

Atualizar arquivos ou excluí-los são atividades muito comuns e fazemos isso quase todos os dias. Não é de se admirar que nós, acidentalmente, deletamos arquivos errados ou sobrescrevemos as partes que não pretendíamos. Muitas pessoas dizem que perder informações durante o trabalho cotidiano é tão natural que elas nem percebem mais o risco real. Imaginem o tempo para refazer conteúdos, sejam arquivos em textos, ou até grandes bases de dados empresariais. Improdutividade, insegurança e possível perda de uma grande quantia de recursos (tempo e dinheiro).

 

Frequentemente perdemos dados simplesmente porque não temos procedimentos de fluxo de trabalho adequados e estratégias de backup (cópias de segurança). Procedimentos mais eficientes para armazenar nosso trabalho e fazer backups regularmente definitivamente economizarão muito tempo para nós. Se a TI não possui procedimentos adequados para ajudar a organizar melhor a vida dos seus usuários ou dos próprios dados da organização, poderá colocar o negócio totalmente em risco, inclusive, quanto a sua existência como negócio.

 

2. Vírus e “Malware”


Existem inúmeros novos vírus que atacam computadores todos os dias. Estar conectado à rede mundial tem muitas vantagens; no entanto, isso abre os computadores para muitos riscos sérios. Os danos podem ser muito diferentes, mas a maioria dos vírus afeta o software operacional, a infraestrutura da rede e destrói dados armazenados. Existem muitos tipos diferentes de vírus e, muitas vezes, a perda de dados é apenas um efeito colateral de alguns danos maiores causados ao seu sistema operacional que não foi atualizado por esquecimento da equipe de operações da rede ou simplesmente porque não tiveram tempo para tal tarefa.

 

Os mais perigosos são os ataques direcionados para roubar e danificar dados corporativos.

Imagine o valor dos bancos de dados de clientes, invenções técnicas, informações industriais essenciais para a fabricação ou histórico de transações financeiras das empresas. Onde há valor monetário sério, há também um forte interesse em adquirir ou roubar essa informação.

 

O que poderia ser mais conveniente para os hackers do que criar uma impressão defeituosa de falhas no sistema operacional, a fim de esconder suas reais intenções e cobrir pistas?

 

Se o seu computador estiver muito “danificado” por vírus e malwares, você poderá formata-lo e reinstalar o sistema operacional e os programas facilmente se tiver discos de instalação disponíveis. O mesmo acontece com seus dados originais. Fazer backups regulares de seus dados e disponibilizá-los depois de graves danos ao vírus pode ter um valor inestimável para o seu negócio.

 

3. Falhas em dispositivos físicos ou falta de energia


Os discos rígidos são as partes mais frágeis dos computadores; eles quebram com mais frequência do que qualquer outro dispositivo conectado à computação. Há tantas partes móveis dentro dos discos rígidos que não é de se admirar que elas quebrem tão facilmente. Existem algumas maneiras de recuperar dados de discos rígidos defeituosos, mas esse serviço pode custar muito caro. A pior parte é que, depois de ter sérios problemas com o disco rígido, não há garantia de que mesmo um provedor de serviços profissional possa recuperar totalmente seus dados realmente importantes. Discos rígidos podem conter inúmeros defeitos de fabricação.


A necessidade de armazenar mais e mais dados nos discos de tamanho limitado, cujos detalhes são medidos em unidades menores que um micrômetro (um décimo de milímetros), cresce a cada dia.

 

É muito claro que a menor imprecisão afeta o trabalho dos discos rígidos. Você pode se arriscar a perder os dados armazenados no seu disco rígido a cada 4 a 5 anos? Backups regulares realmente ajudam em caso de problemas de hardware. Falhas no disco rígido não significam que os dados serão perdidos para sempre se você tiver a oportunidade de pegar a versão mais recente de seus dados do armazenamento seguro e continuar usando-a após qualquer tipo de falha de hardware.


Existem dois efeitos adversos de falhas de energia. Quando você está escrevendo um longo artigo e ainda não o salvou, então, em caso de falta de energia, você perde seus dados. Este talvez seja o exemplo mais simples, mas imagine trabalhar com bancos de dados sofisticados ou criar ilustrações gráficas ricas em detalhes. Você entende o que pode acontecer se você perder energia durante o trabalho. São dias de stress, retrabalhos a serem feitos e perda de muito tempo de improdutividade.

 

Outro problema ainda mais profundo pode surgir quando falhas de energia afetam sistemas de operação ou hardware de computadores. Desligar o computador de repente sem procedimentos de desligamento adequados pode causar problemas com a reinicialização do sistema operacional posteriormente. Esses problemas no sistema operacional de servidores de rede, podem por exemplo, causar uma reação em cadeia e seus dados podem não estar mais acessíveis. Mudanças súbitas de voltagem podem danificar várias partes diferentes de um computador. A maioria dos problemas pode ser resolvida mudando a unidade de fornecimento de energia, mas também há uma grande possibilidade de danificar outros elementos de hardware do computador, por ex. discos rígidos, memórias, placas de vídeo e outras partes que são muito sensíveis a mudanças na tensão e campos magnéticos fortes.

 

Ter backups automáticos do seu trabalho permite recuperar-se de quaisquer acidentes causados por falhas de energia. Não é muito difícil alterar algumas peças de hardware do computador danificadas devido a falhas de energia, mas o que acontece se você perder todos os seus dados por causa de raios, durante temporais ou outras interrupções de energia? Acredite você se sentirá melhor e mais seguro se fizer backups regulares e mantê-los em um local seguro para poder recuperar todos os seus dados após falhas de energia.

 

4. Furtos de equipamentos


É uma verdadeira tragédia perder o computador e os dados ao mesmo tempo. Há sempre o perigo de assaltantes invadirem sua casa ou empresa e roubarem dispositivos eletrônicos. Durante a viagem, você pode deixar seu notebook desacompanhado, perdê-lo em um aeroporto, centros de conferência, lanchonetes ou qualquer outro lugar lotado. Sim, novos computadores custam algum dinheiro, mas muitas vezes os dados salvos em discos rígidos são ainda mais caros e importante para quem perde. Mesmo que não exista um valor monetário específico, memórias pessoais, fotos de família ou outras heranças são certamente importantes e muito valiosas para você.

 

Perder o computador pode ser menos doloroso se você usar uma estratégia de backup de dados adequada e manter os dados em um armazenamento seguro. Dessa forma, você pode recuperar seus dados mesmo depois de não ter mais o seu computador.

 

5. Acidentes e incêndios


Como o uso crescente de dispositivos vem crescendo nos últimos anos, os danos causados pelo derramamento de bebidas nos equipamentos. Notebooks não tem capas extras para proteger as peças internas de ficarem encharcadas. Líquidos causam curto-circuito de componentes eletrônicos importantes e são realmente difíceis de recuperar. Alguns tipos de discos rígidos são geralmente colocados em caixas de proteção e podem ainda ser usados mesmo depois de ficarem um pouco encharcados. No entanto, a imersão mais difícil torna os discos rígidos inacessíveis também. Às vezes os detalhes minúsculos, como ter açúcar no café, podem fazer uma diferença real. Não devemos deixar nossas vidas digitais depender de coisas tão aleatórias! Acidentes com água ou café, normalmente, causam a perda de dados salvos no disco rígido.


Pensar com segurança e fazer backups de dados de usuários domésticos ou corporativos oferece uma garantia completa de que você não perderá dados se tomar café enquanto estiver trabalhando ou se for à praia com seu computador.

 

Se você acha que estar em um ambiente corporativo lhe dá imunidade, fique sabendo que há muitos casos conhecidos, no mercado, de curto-circuito em tomadas mal isoladas ou com problemas de instalação e fiação que dispararam sensores de incêndio e despejaram milhares de litros de água sobre equipamentos servidores, unidades de fita que estavam dentro do mesmo ambiente e a empresa simplesmente não pode operar e não conseguiu atender seus clientes na segunda-feira. Portanto, é fundamental, pensar e tratar seus dados digitais com a sensibilidade de quem cuida da sua própria vida, pois estamos falando do histórico e das transações, muitas vezes, de uma pessoa jurídica, que sem estes, não conseguirá sobreviver no seu mercado de atuação.

 

Explosões acontecem raramente, mas o fogo provavelmente destrói completamente qualquer computador e os dados salvos nele. O fogo também é perigoso para os backups armazenados na mesma casa ou mesmo ambiente. Por exemplo, ter backups semanais armazenados em um disco rígido externo que é mantido no mesmo prédio não ajuda muito se o prédio queimar. Nesse caso, o computador e a unidade de backup serão destruídos e os dados serão completamente perdidos. A prática mais segura contra o fogo é fazer backups regulares e mantê-los em outros locais (diferentes). Pelo menos em três locais distintos, é o que recomenda as melhores práticas de gestão de tecnologia.

 

E a Gotobiz, através da solução LiveCloud Backup, pode me ajudar a estar mais seguro e evitar algumas ou todas estas causas?

Sim, com toda a certeza. Ter backups regulares e mantê-los em vários locais às vezes faz uma enorme diferença.


Não permita que os imprevistos o atinjam inesperadamente, faça backups dos seus dados e garanta que uma vez que o tenha feito seja possível recuperá-los!

 

Quer saber mais sobre nossos serviços de backup, retenção e recuperação de informações? Acesse aqui.

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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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Recentemente, a Gotobiz conquistou o selo MSP e faz parte de um número seleto de empresas brasileiras certificadas pela AWS como Managed Service Provider (MSP). O que significa ser AWS Managed Service Provider? Ser um parceiro AWS MSP significa que a empresa tem capacidade de fornecer soluções ponta a ponta da AWS para clientes em qualquer estágio da jornada para a nuvem. O programa valida o histórico do parceiro e experiência para fornecer soluções AWS ponta a ponta para clientes em qualquer estágio da jornada da nuvem, incluindo planejamento e design, construção e migração, operações e suporte e automação e otimização. Ou seja, a Gotobiz é reconhecida e certificada globalmente em um seleto programa que entrega serviços altamente qualificados baseados nas melhores práticas de adoção de soluções em nuvem e temos um time com know-how para operar e gerir com excelência serviços em nuvem e cases de clientes que atestam isso. Para obtenção desta designação, foi realizada uma extensa auditoria independente para garantir que a integridade da Gotobiz e os recursos técnicos atendam a um alto padrão global. Para Ana Pochmann, Diretora de Delivery da Gotobiz, essa conquista representa a consolidação da experiência e habilidade das empresas Gotobiz e Processor em oferecer Soluções e executar Serviços Gerenciados baseados na vanguarda da tecnologia de Cloud Computing. Ela compartilha entusiasmada: "A obtenção desta certificação é um processo altamente exigente e abrangente, que avalia minuciosamente todo o ciclo de vida da adoção e implementação de soluções em nuvem. Isso engloba estratégia, vendas, marketing, design, implementação, operações, governança e muito mais. Estamos orgulhosos de anunciar esta significativa conquista, resultado do excepcional desempenho e do nosso compromisso contínuo com a excelência. A certificação MSP da AWS é o reconhecimento formal de nossa capacidade e dedicação no atendimento às necessidades dos nossos clientes." Como a Gotobiz pode ajudar a sua empresa? Marque uma agenda com um de nossos especialistas !
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