Ampliando a eficiência em infraestrutura de TI: um caso no segmento energético

contato • 16 de dezembro de 2023

Uma companhia do ramo de energia busca combinar eficiência e estratégia para atingir resultados e posições de destaque no segmento. Nesse processo, conta com a parceria da Gotobiz para gestão, suporte e administração de infraestrutura de TI.


integração de tecnologia e negócio

A complexidade das operações da empresa exige uma infraestrutura de TI robusta e versátil, capaz de suportar tanto os processos internos quanto o atendimento ao cliente. Por isso, a empresa reconheceu a necessidade de contar com apoio externo para a infraestrutura de TI.


Escolheram a Gotobiz, especialista no setor, focando a equipe interna no negócio-fim e contratando uma empresa especializada naquilo que ela sabe fazer melhor que é a gestão da infraestrutura tecnológica permitindo, assim, que a equipe interna se concentrasse nas operações core do negócio.

superando desafios

Além da mudança significativa de governança que a empresa estava passando, o time de tecnologia passava por outra mudança: estava encerrando o contrato de prestação de serviços anterior e buscava um novo parceiro para fornecer uma equipe especializada em infraestrutura de TI.


A Gotobiz emergiu como a escolha ideal, oferecendo não apenas expertise técnica, mas também a capacidade de iniciar imediatamente com um mínimo de interrupção nas operações. Além da expertise buscada, a companhia priorizava um fornecedor local, conhecido e com vasta experiência positiva em serviços gerenciados e outsourcing.


A nova equipe parceira da TI viria a enfrentar um cenário desafiador:

  • reestruturação da companhia em função da nova governança;
  • início imediato das atividades, com uma transição ágil e sem impactar a operação;
  • reduzir o grande backlog de chamados e demandas;
  • assegurar níveis elevados de segurança, diminuindo o backlog também nesse ponto.


a solução: implementação estratégica da Gotobiz

O histórico da Gotobiz, que, no passado já prestou serviços para a companhia, somado à sua experiência, foi essencial para que as empresas firmassem a parceria.


A operação de serviços gerenciados e outsourcing conduzida pela Gotobiz contempla algumas etapas centrais, como:

  • agilidade na mudança para manter a estabilidade do ambiente ao assumir as atividades de infraestrutura;
  • apoio de uma equipe de transição, responsável por obter repasses com o cliente e gerar a documentação adequada, a fim de orientar as equipes;
  • acompanhamento intensivo realizado pela equipe de gestão, com visitas semanais e presenciais ao cliente, bem como a disponibilização de canal direto de comunicação;
  • presença constante do time comercial, que prestou o atendimento adequado ao cliente, apoiando-o tanto em suas demandas quanto com sugestões de inovações. 


benefícios tangíveis

Desde o início desta parceria, a empresa experimentou melhorias significativas decorrentes da parceria de serviços gerenciados e outsourcing firmada com a Gotobiz:

  • transição sem impactar a operação;
  • maior agilidade e organização na execução das atividades;
  • redução do backlog;
  • entre outros pontos.


Os resultados são notáveis, com redução no volume de demandas e um alinhamento eficaz entre as equipes interna e terceirizada. Em relação à transição, não houve intercorrências significativas. E quanto aos resultados obtidos, a companhia é destaque em relação à correção de vulnerabilidades. Nos últimos meses, o volume de apontamentos para aplicações de correções não é pequeno e está sendo possível ter bons resultados.


Os profissionais que atuam internamente na companhia são altamente qualificados e estão há bastante tempo atuando no negócio. E a Gotobiz tem relevante experiência de mercado, atendendo grandes empresas em todo o país, o que aumenta a sua capacidade de adaptação e inovação.


Esta parceria não apenas aprimorou a eficiência e produtividade da empresa, mas também assegurou a excelência e segurança necessárias para avançar no mercado de energia.


Para saber mais sobre como potencializar os negócios, conheça alguns de nossos serviços aqui

30 de outubro de 2025
GotoBiz renova certificação AWS MSP e reafirma excelência em Managed Services A GotoBiz acaba de renovar sua certificação AWS Managed Service Provider (MSP) — reconhecimento global da Amazon Web Services que destaca parceiros com excelência auditada em operações de cloud, modernização e otimização contínua . A auditoria, conduzida por avaliadores independentes, avalia todo o ciclo de vida da nuvem — do planejamento e migração à operação 24x7, governança e FinOps contínuos . No Brasil e no mundo, apenas um grupo seleto de parceiros mantém esse selo ativo. “ A renovação do AWS MSP confirma, com a chancela de uma auditoria independente, que a nossa operação de serviços gerenciados entrega o que as empresas mais valorizam hoje: disponibilidade, segurança, governança e eficiência financeira, de forma mensurável e contínua ”, afirma Silvino Lins , CMO da GotoBiz. “ É uma certificação exigente que nos credencia como parceiro confiável para ambientes de missão crítica. ” Para os clientes, essa certificação significa contar com um parceiro que planeja, migra, opera e otimiza ambientes de nuvem com processos padronizados de monitoramento, sustentação e evolução — sempre alinhados às melhores práticas de confiabilidade, segurança, automação e observabilidade . O programa AWS MSP exige a demonstração formal dessas capacidades por meio de referências de clientes, SLAs, ferramentas e práticas ITSM , em uma auditoria completa e recorrente. Na prática, trabalhar com um parceiro AWS MSP é sinônimo de confiabilidade auditada e valor recorrente para o negócio. “ Nosso compromisso não é com modismos, e sim com resultados consistentes ”, reforça Lins. “ Operar bem custa menos do que remediar: otimizamos gastos de nuvem, reduzimos riscos e aceleramos a modernização onde faz sentido — sempre com governança por design. ” Pronto para evoluir sua operação em nuvem? Fale com os especialistas da GotoBiz e descubra como nossos serviços gerenciados podem impulsionar a performance, a segurança e a eficiência financeira da sua empresa.
28 de janeiro de 2025
Com nuvem e plano de Disaster Recovery, GP Pneus supera maior tragédia climática do RS em parceria com GotoBiz
13 de janeiro de 2025
LiveWatch 6.0: Monitoramento Inteligente com IA Avançada
5 de novembro de 2024
A Black Friday 2024 está chegando! Promova escalabilidade, alta performance e segurança para o sucesso do seu e-commerce com o Cloud Managed Services.
9 de outubro de 2024
LiveCloud 14 – Novas funcionalidades e insights poderosos!
Por Por Pedro Bocchese – Especialista em RPA e Hiperautomação 8 de outubro de 2024
Acelere processos, reduza custos e aumente a eficiência com RPA e Hiperautomação. Descubra como otimizar seu negócio com tecnologia inteligente.
Uma pessoa está segurando um cérebro brilhante na mão.
Por Silvino Lins 30 de setembro de 2024
Neste artigo, exploramos como a nuvem tem sido um fator-chave para impulsionar a inovação nas empresas, acelerando processos, otimizando recursos e criando novas oportunidades de negócio.
A man is working on a stack of metal pipes in a factory.
30 de setembro de 2024
Uma empresa de manufatura aumentou a eficiência operacional com o Hey!Ho!, automatizando incidentes e mudanças, reduzindo o tempo de resolução em 50% e otimizando custos em 30%.
Caso de uso - Serviços
30 de setembro de 2024
Uma empresa de serviços financeiros melhorou a gestão de TI com o Hey!Ho!, reduzindo o tempo de resolução de incidentes em 50%, aumentando a visibilidade operacional em 40% e otimizando custos em 30%, resultando em maior satisfação do cliente.
MAIS POSTS