Cloud traz agilidade e impacta negócios da Randon

contato • mar. 20, 2020

Gerar agilidade para o negócio. Essa é a máxima que está direcionando a estratégia tecnológica da Randon, conglomerado brasileiro com sede em Caxias do Sul (RS) e operações de montadora, autopeças e serviços. 


De olho em um posicionamento mais digital e inovador, a empresa vive o desafio de aumentar a rapidez da implementação dos novos projetos, aumentar a governança e garantir uma entrega com custo adequado ao momento, adaptável tanto para os momentos de grande demanda por capacidade, quanto para os de baixa. 


A resposta para isso? Claro, a nuvem. “É um projeto under construction, pois está sempre em andamento. Começamos de forma mais consistente a migração em 2018, e estamos subindo novos módulos, além do portal de garantia e de distribuição e websites de relacionamento com clientes e fornecedores”, comenta o gerente de TI da Randon, Mateus Abreu.

Mateus Abreu, Gerente de TI da Randon

Mateus Abreu, Gerente de TI da Randon




Esse trabalho está sendo realizado em parceria com a Processor. Uma das entregas já realizadas e onde já se pode perceber claramente as evoluções é o portal de autopeças. O gestor explica que antes, quando a área de logística solicitava aumento da infraestrutura para atender a uma demanda, era necessário que a o setor responsável fizesse o pedido para a TI, que adquiria as máquinas, configurava e, só então, fazia a instalação.


Agora, com a facilidade da nuvem, isso mudou. “Conseguimos reduzir o tempo da disponibilização do ambiente em 60%. Isso impactou muito a satisfação do usuário final com a TI”, conta. Sem falar nos resultados para o próprio negócio. Se a tecnologia permite que empresa consiga colocar projetos de melhorias e de inovação mais rapidamente no mercado, o resultado em vendas também chega antes. 


Além da agilidade, Abreu comenta que o ambiente de nuvem também traz maior governança das aplicações e um ambiente mais seguro. Outro benefício é a flexibilidade da gestão dos custos – em períodos de alta a TI disponibiliza mais tecnologia e, nos momentos de calmaria, isso pode ser reduzido. 



“Nossa expertise não é gerenciar servidores. Por isso, buscamos parceiros especializados. É uma mudança de mindset, de cultura da empresa nessa jornada rumo a transformação que, de fato, é muito mais humana do que tecnológica”

Gerente de TI, Mateus Abreu.



Transformação das Entregas

Josiane Quadros, diretora comercial da Processor, comenta que, com base nos desafios diários da administração do ambiente que sustenta os serviços de tecnologia de todas as empresas do Grupo Randon, a Processor se propôs a transformar, por meio da ótica da otimização dos processos e da inovação tecnológica, a forma como as entregas de TI eram suportadas. 


O projeto realizado com a Randon foi pautado a partir de quatro pilares: excelência em serviços (operar e sustentar o ambiente de infraestrutura de TI entregando uma administração com alto nível de disponibilidade e operação dos serviços), eficiência operacional (otimizar os processos operacionais e de desenvolvimento do ambiente propondo novos modelos de sustentação das aplicações), promover a experiência (transformar uma administração de ambiente em uma experiência que inove as relações entre a TI e áreas de negócio) e a cultura de prevenção (obter uma visão 360º da operação de TI para a mitigação dos riscos de disponibilidade promovendo a prevenção).


“O dimensionamento e a gestão do serviço estão orientados a indicadores e volumetria, sempre aplicando a lógica de pró-atividade na operação para que seja possível atingir a excelência na prestação de serviços em conjunto com o time do cliente”, observa Josiane. Isso tornou possível que, após definida uma nova necessidade de negócios ou mesmo a transformação dos já existentes, em algumas horas o ambiente já esteja pronto e disponível para viabilizar a entrega para o time de negócios da companhia. 


“Na visão da Processor, a tríade de pessoas, processos e tecnologia é materializada através da nossa solução LiveCloud, um BPO de operação multicloud aliado ao consumo de aplicações de negócios que revolucionam a complexidade que era vigente nos ambientes tradicionais de TI”, diz Josiane. 


O Analista de TI da Randon, Regis Dalsotto, relata que a operação de serviços em nuvem proporcionou uma notável experiência na entrega de workloads para as áreas de negócios. “Conseguimos atender com maior agilidade, simplicidade e flexibilidade o elevado número de demandas por serviços de infraestrutura oriundos de projetos e atualizações tecnológicas. O provisionamento sob demanda para serviços críticos, possibilitou suportar requisições em larga escala com desempenho constante pelo menor custo possível”, avalia.


Campo de Provas Randon, em Farroupilha/RS


Colaboração está transformando a forma como os profissionais se relacionam


A jornada de colaboração também está plena evolução dentro da Randon. E a empresa tem grandes objetivos com esse projeto, que está sendo conduzido pela Processor. 


São várias frentes. A migração do e-mail e voz (Skype) já está 80% pronta. A expectativa é, neste segundo semestre de 2019, entrar na fase em que a colaboração vai, de fato, transformar a forma como os colaboradores da companhia se relacionam. “Vamos cada vez mais explorar as possibilidades da solução e usar ferramentas de reuniões, de redes sociais corporativas e gerenciamento de projetos”, projeta o gerente de TI da Randon, Mateus Abreu.


Segundo ele, as empresas de maior porte costumam ter como gap, justamente, a colaboração entre todos os times. No caso da Randon, a meta é aumentar a proximidade entre as áreas. “O resultado de curto prazo já foi um aumento de capacidade e disponibilidade para os usuários. Mas, os grandes benefícios virão agora no segundo semestre”, projeta. 


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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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Recentemente, a Gotobiz conquistou o selo MSP e faz parte de um número seleto de empresas brasileiras certificadas pela AWS como Managed Service Provider (MSP). O que significa ser AWS Managed Service Provider? Ser um parceiro AWS MSP significa que a empresa tem capacidade de fornecer soluções ponta a ponta da AWS para clientes em qualquer estágio da jornada para a nuvem. O programa valida o histórico do parceiro e experiência para fornecer soluções AWS ponta a ponta para clientes em qualquer estágio da jornada da nuvem, incluindo planejamento e design, construção e migração, operações e suporte e automação e otimização. Ou seja, a Gotobiz é reconhecida e certificada globalmente em um seleto programa que entrega serviços altamente qualificados baseados nas melhores práticas de adoção de soluções em nuvem e temos um time com know-how para operar e gerir com excelência serviços em nuvem e cases de clientes que atestam isso. Para obtenção desta designação, foi realizada uma extensa auditoria independente para garantir que a integridade da Gotobiz e os recursos técnicos atendam a um alto padrão global. Para Ana Pochmann, Diretora de Delivery da Gotobiz, essa conquista representa a consolidação da experiência e habilidade das empresas Gotobiz e Processor em oferecer Soluções e executar Serviços Gerenciados baseados na vanguarda da tecnologia de Cloud Computing. Ela compartilha entusiasmada: "A obtenção desta certificação é um processo altamente exigente e abrangente, que avalia minuciosamente todo o ciclo de vida da adoção e implementação de soluções em nuvem. Isso engloba estratégia, vendas, marketing, design, implementação, operações, governança e muito mais. Estamos orgulhosos de anunciar esta significativa conquista, resultado do excepcional desempenho e do nosso compromisso contínuo com a excelência. A certificação MSP da AWS é o reconhecimento formal de nossa capacidade e dedicação no atendimento às necessidades dos nossos clientes." Como a Gotobiz pode ajudar a sua empresa? Marque uma agenda com um de nossos especialistas !
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