Gestão digital possibilita criação de experiências diferenciadas

contato • jun. 25, 2019

Um salto de 30 anos em tecnologia. Desta forma o CFO das Lojas Colombo, Gilberto Galafassi, resume a transformação pela qual a empresa vem passando nos últimos meses, e que a coloca em um novo estágio de gestão digital do varejo.​


“Tivemos uma queda de 8% de vendas em 2016, sendo que o varejo como um todo caiu ainda mais. De janeiro a maio deste ano tivemos uma recuperação e crescemos cerca 10%. A melhora da performance dos nossos sistemas, o aumento do controle de governança e a facilidade de atender mais rápido os clientes foram decisivos para essa retomada”, analisa.


Tudo isso, de fato, é um resultado a ser comemorado hoje. E é fruto de um trabalho minucioso que já vem sendo feito há algum tempo em parceria com a Processor. Os principais processos que envolvem a loja foram reformulados e otimizados para fornecer as informações ao time de vendas de forma on-line como, por exemplo, a consulta de estoques de todas as lojas e prazos de entregas.


“O vendedor passou a receber dados em tempo real da matriz e isso está impactando diretamente na qualidade do atendimento que ele pode prestar aos consumidores”, aponta o gerente de Informática das Lojas Colombo, Luis Carlos Alberti, exemplificando um dos benefícios gerados pelo trabalho que vem sendo realizado com a Processor.


Do ponto de vista da tecnologia, para essa transformação ser possível, a empresa decidiu investir em cloud. Com o LiveCloud Processor que utiliza tecnologia AWS, passou a ter mais flexibilidade para aumentar e diminuir a oferta de recursos computacionais conforme a demanda no seu e-commerce, exemplo disso são as datas comemorativas que estimulam a venda, como: Black Friday, Dia das Mães, etc.


 "A transformação pela qual a empresa vem passando é um salto de 30 anos em tecnologia." 

GILBERTO GALAFASSI | CFO das Lojas Colombo

Revolucionando a produtividade

O sistema legado foi atualizado pela Processor, o que tornou a operação menos complexa e mais aderente às necessidades dos negócios das Lojas Colombo. Isso também resultou em uma experiência mais moderna para a frente de loja. Vale destacar que a Colombo confiou à Processor esse grande passo e se tornou o primeiro case de implantação do módulo de Retail do Dynamics AX no Brasil para operações do seu porte.



“Quem andar devagar será ultrapassado. Por isso, estamos acelerando.”

LUIS CARLOS ALBERTI | Gerente de Informática das Lojas Colombo


Outro passo importante foi a substituição da intranet, que até então era desenvolvida internamente, por um portal desenvolvido pela Processor com o intuito de melhorar a comunicação e a interação das lojas com a matriz, resultado atingido com êxito rapidamente.


Antes, todas as conversas aconteciam por e-mail, como o envio de informações sobre promoções a serem praticadas e reuniões de equipes. Se alguém deixava de ver a mensagem, corria o risco de perder algo importante. Ao acessar o portal, o profissional já consegue ver, por uma classificação de urgência, todos os comunicados. E fica registrado se ele visualizou ou não.


Além disso, o portal ainda permite segmentar por perfil o envio das mensagens. Se algo deve ser enviado apenas para os gerentes de loja ou equipe de vendas, basta selecionar a opção. Sem falar na rede social corporativa criada, que possibilita uma maior interação entre todo o time. “Hoje temos um mundo novo a nossa disposição, que impactou diretamente o compartilhamento de informações e experiências internamente e já se reflete no contato com o cliente”, conta Alberti.



Integração de canais de vendas


O varejo foi uma das últimas indústrias a perceber a importância de investir em tecnologia nas últimas décadas. Porém, mais recentemente, acelerou o passo como nenhum outro segmento rumo à transformação digital.


E é fácil de entender o porquê. Cada vez mais, os produtos e os preços são parecidos. O que diferencia um player do outro é a experiência oferecida ao consumidor. As lojas físicas, ainda que sejam conceitualmente importantes, mudaram e vão mudar ainda mais a sua função. Isso não é algo que está acontecendo apenas na Colombo, mas é uma transformação sentida pelos varejistas do mundo todo.


Cada vez mais, o consumidor vai até o ponto físico para olhar e experimentar o produto – e é cada vez mais comum comprar pela internet. “De olho nesta tendência é que fomos buscar essa transformação. A nossa meta é que o cliente que entre em contato conosco tenha a mesma experiência de atendimento e compra em qualquer canal de venda”, diz Alberti.



Simplicidade é tendência

Todos os projetos de transformação digital que estão sendo realizados nas Lojas Colombo tem como missão facilitar a relação com os clientes. O CFO das Lojas Colombo, Gilberto Galafassi, diz que isso tem como base atributos como agilidade, a melhor condição de compra e a simplicidade. Quando o consumidor acessa a empresa, seja pela loja física ou internet, é isso que ele espera. “Sofisticamos os nossos sistemas no backoffice para que, na frente do consumidor, a relação seja a mais simples e transparente possível”, conta.


Nas lojas, por exemplo, os vendedores têm acesso a um sistema de ponto de venda modernizado que já possibilita que eles possam atender os consumidores com os seus tablets. Parece um detalhe, mas isso dá a eles mobilidade de transitar pela loja para mostrar os produtos e, ao mesmo tempo, consultar preços e condições de negociações. “Transformação é poder dar acessibilidade para a nossa equipe”, aponta o gestor.


Ele destaca a importância de ter um parceiro como a Processor nessa jornada. “A Processor está conosco há muito tempo e conhece a nossa cultura. É um parceiro que nos apoia nessa jornada de transformação”, destaca.


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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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