Nuvem está no centro de expansão digital da Ademicon

contato • mar. 01, 2023

A Ademicon, maior administradora independente de consórcio de imóveis e pesados do Brasil, está passando por um processo de expansão digital e escolheu a Gotobiz by Processor como uma de suas principais parceiras nesta jornada. Em busca de um ambiente escalável, seguro e de alta disponibilidade, a administradora de consórcio contratou o serviço de LiveCloud, solução de hospedagem em nuvem que, desde a sua implementação, vem gerando diversos resultados positivos para a companhia.

"Graças à elasticidade da nuvem, a nossa arquitetura pôde crescer em até seis vezes, o que gerou uma economia de tempo de um ano e meio no desenvolvimento de projetos", aponta Tiago Jesuíno, CTO da Ademitech, a divisão de tecnologia da Ademicon.

Além disso, o CTO destaca que, após a migração para a nuvem, o grupo encontra-se com uma disponibilidade de infraestrutura com um índice de praticamente 100%. “Nossos serviços passaram de um downtime gigantesco de 20 a 25% para um downtime próximo a zero. A Gotobiz by Processor nos entregou 100% de disponibilidade em nuvem até o momento. Agora estamos trabalhando na camada de aplicação”, destaca o gestor, que já foi CTO da MadeiraMadeira. 


“Em nossa jornada, o core business está em nuvem e a Gotobiz está gerenciando isso para nós. Temos baixíssimo risco de continuação de serviço e nosso principal ponto que é o crescimento do negócio, temos a possibilidade de escala de uma forma muito ágil”, complementa. 


Desafios 

 

É claro que para chegar até esses resultados, a empresa precisou passar por diferentes desafios. O primeiro deles envolveu a mudança de mindset dos próprios profissionais da Ademitech em direção à uma estratégia que permitisse uma jornada de escala da companhia. 

O grupo possuía todas as suas bases instaladas em data center no formato on premise, além de contar com profissionais com pouca experiência em nuvem. 

 

Outra adversidade ao longo da jornada abrangeu a arquitetura de serviços da empresa, que teve de passar por diversos testes de virtualização.

"Nos próximos dois anos, vamos mergulhar muito em infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS), pois isso nos ajudará a ter a escalabilidade que precisamos”, projeta Tiago. 


Escolha do novo parceiro


Nas palavras do CTO da Ademitech, a escolha pelos serviços da Gotobiz by Processor levou em consideração a criação de diferentes requisitos de análise para fins de comparação e, posteriormente, aplicados em seis grandes players do setor. "A Gotobiz foi comparada a outros players do mesmo calibre e se destacou como a melhor em termos de qualidade. O critério preço não foi levado em consideração", ressalta. 

 

A parceria hoje vai além. A Gotobiz está ajudando, não só nessa jornada, mas também a desenvolver os produtos e as pessoas de tecnologia com sua expertise, direcionando o plano de carreira desenhado para equipe técnica. 


Saiba mais sobre o cenário tecnológico


Para o projeto de migração para Cloud da Ademicon, o foco foi o desenvolvimento de uma arquitetura voltada a serviços mais resilientes, utilizando os recursos AWS mais aderentes a esse objetivo: Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) com EBS; Sistema banco de dados como serviço com RDS for SQL Server e MySQL; Conectividade com VPC.

 

Em uma segunda etapa após a migração, a Ademicon passou a empregar esforços em extrair informações mais relevantes ao negócio, através uma iniciativa de Data Analysis. A Gotobiz tem apoiado o time de cientistas de dados da Ademicon a extrair informações dos dados hospedados hoje na AWS, através dos recursos computacionais: AWS Athena, AWS Glue, S3, Amazon QuickSight.

 

Os recursos de nuvem da AWS possibilitam uma camada robusta de infraestrutura de nuvem onde permite a escalada e a evolução dos sistemas hospedados de acordo com o crescimento esperado da companhia, como por exemplo a extração de dados com Data Analysis. Adicionalmente, os serviços gerenciados LiveCloud desenvolvidos pela Gotobiz, possibilitaram à Ademicon tranquilidade para expansão do negócio, enquanto o time 24x7 da Gotobiz monitora seu ambiente. 

Benefícios da jornada para a nuvem

 

Três benefícios são destaque para a Ademicon ao longo dessa jornada: disponibilidade, qualidade da entrega e o nível de governança.

 

“Realizar a gestão dos serviços com mudanças em produção foi um acelerador importante. Não tivemos nenhum incidente relevante de serviço e o nível de atendimento, bem como o tempo de resposta é incrível”, comemora o gestor. “Somos atendidos muito rapidamente pelos especialistas e a convergência de resultado e qualidade é muito alta, então, não temos retrabalho. Os indicadores principalmente de disponibilidade, garantia, confiabilidade, tudo isso foi gabaritado na subida para a nuvem. Cada movimentação que a gente faz não gera indisponibilidade pois temos um atendimento muito sênior com a equipe da Gotobiz by Processor nos apoiando”, pontua. 


O que foi feito 

 

  • Implantação do LiveCloud Hosting como solução para hospedagem dos principais serviços usados pelo cliente;
  • Atuação com time de especialistas em cadeias de agenda focadas em resolução e migração de dados do cliente; 
     
  • Migração baseada em fases, onde inicialmente foram migrados os maiores sistemas e, posteriormente, os satélites;
  • Monitoramento, operação e suporte 24 x 7 do ambiente. 


 

Sobre a Ademicon e sua visão de futuro 

 

Ademicon é a união de duas companhias de 30 anos: a Ademilar – consórcio de imóveis, veículos e serviços, e a Conseg – plataforma white label de grandes marcas como New Holand, Suzuki e Mitsubishi – que prometem cobrir o mapa do país em atuação. Hoje a carteira soma mais de 70 mil clientes atendidos e R$ 17 bilhões em créditos comercializados. 

 

Com sede em Curitiba e atuação nacional, conta com mais de 100 unidades de negócio. Com um crescimento de 44% no último ano, prevê uma forte expansão para realizar a abertura de capital na bolsa. 

 

O CTO da Ademitech salienta que para acompanhar esse direcionamento da cia, um indicador estratégico é a escalabilidade do seu ambiente: “hoje temos a possibilidade concreta de ampliar a infraestrutura tecnológica em até 10 vezes”, comemora.



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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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Recentemente, a Gotobiz conquistou o selo MSP e faz parte de um número seleto de empresas brasileiras certificadas pela AWS como Managed Service Provider (MSP). O que significa ser AWS Managed Service Provider? Ser um parceiro AWS MSP significa que a empresa tem capacidade de fornecer soluções ponta a ponta da AWS para clientes em qualquer estágio da jornada para a nuvem. O programa valida o histórico do parceiro e experiência para fornecer soluções AWS ponta a ponta para clientes em qualquer estágio da jornada da nuvem, incluindo planejamento e design, construção e migração, operações e suporte e automação e otimização. Ou seja, a Gotobiz é reconhecida e certificada globalmente em um seleto programa que entrega serviços altamente qualificados baseados nas melhores práticas de adoção de soluções em nuvem e temos um time com know-how para operar e gerir com excelência serviços em nuvem e cases de clientes que atestam isso. Para obtenção desta designação, foi realizada uma extensa auditoria independente para garantir que a integridade da Gotobiz e os recursos técnicos atendam a um alto padrão global. Para Ana Pochmann, Diretora de Delivery da Gotobiz, essa conquista representa a consolidação da experiência e habilidade das empresas Gotobiz e Processor em oferecer Soluções e executar Serviços Gerenciados baseados na vanguarda da tecnologia de Cloud Computing. Ela compartilha entusiasmada: "A obtenção desta certificação é um processo altamente exigente e abrangente, que avalia minuciosamente todo o ciclo de vida da adoção e implementação de soluções em nuvem. Isso engloba estratégia, vendas, marketing, design, implementação, operações, governança e muito mais. Estamos orgulhosos de anunciar esta significativa conquista, resultado do excepcional desempenho e do nosso compromisso contínuo com a excelência. A certificação MSP da AWS é o reconhecimento formal de nossa capacidade e dedicação no atendimento às necessidades dos nossos clientes." Como a Gotobiz pode ajudar a sua empresa? Marque uma agenda com um de nossos especialistas !
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