Afinal, por que investir em managed services?

contato • mar. 08, 2022

Managed Services: conceito, benefícios e aplicações

Com as novas tendências em tecnologia e a escassez de profissionais de TI, o Managed Services vem ganhando cada vez mais espaço. Afinal, eles permitem garantir a eficiência de processos com o melhor da tecnologia.

 

O Managed Services de TI, também conhecidos como Serviços Gerenciados ou pela sigla MSP, representam um modelo de negócios em que uma empresa delega as operações/tarefas específicas de TI para uma equipe terceirizada de técnicos e especialista de suporte.

 

Com um provedor responsável pela gestão de serviços, o cliente passa a ter um parceiro responsável por tarefas específicas. Essas atividades podem variar desde gerenciamento de backups agendados até monitoramento de segurança com uma operação de TI totalmente terceirizada. 

 

Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre serviços gerenciados. Continue a leitura!


O que é Managed Services


Basicamente, a modalidade de managed services consiste em contratar um provedor de serviços responsável por manter suas soluções alinhadas aos objetivos de negócios e às demandas dos usuários.

 

Dessa maneira, como parte da sua estratégia você pode evitar o estresse do gerenciamento das soluções de trabalho e, em vez disso, concentrar-se em seu negócio principal.

 

Ao contratar um parceiro responsável pela gestão de serviços, você cria um processo planejado, consistente e contínuo para manter a eficiência e otimizar constantemente o desempenho dos seus aplicativos.


Managed services: principais benefícios da estratégia


Se você já pensou em usar a gestão de serviços, mas tem receio da ideia de terceirizar os processos, está na hora de conhecer os benefícios dessa abordagem. Ao confiar a administração de ambientes a um parceiro especialista, você obtém uma série de vantagens. Confira!


Otimização de custos


Ao delegar o gerenciamento das suas aplicações para um parceiro de serviços externos, você libera a equipe para lidar com outras demandas e agrega valor estratégico à sua organização. Você pode contar com profissionais especializados com experiência em infraestrutura, sistemas e gestão, economizando tempo e dinheiro.

 

Suporte de especialistas


Esse arranjo é especialmente benéfico para empresas com pequenas equipes de TI que estão sobrecarregadas de atividades e necessitam dar vazão as demandas do negócio. Isso porque contar com parceiros especialistas reduze a necessidade de contratar uma grande equipe de TI, liberando os colaboradores do time para lidar com problemas e desafios mais críticos.

 

Melhor gerenciamento de mudanças


O cenário de TI nas organizações está mudando constantemente e acompanhar esse ritmo nem sempre é fácil. Por isso, o managed services faz toda a diferença. O parceiro é responsável por gerenciar os serviços, garantindo que eles sejam atualizados, aprimorados e otimizados. Assim, você não se preocupa mais com problemas relacionados ao gerenciamento de mudanças.

 

A gestão de serviços simplifica o gerenciamento de soluções em toda a organização. O parceiro de aplicativos é responsável por lidar com todas as iniciativas relacionadas às mudanças, de acordo com seus SLAs (Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço).

 

Melhor desempenho das aplicações de negócio


Os serviços gerenciados garantem melhor desempenho, confiabilidade e flexibilidade a um custo menor do que o modelo tradicional de TI.

 

Você pode se assegurar suas aplicações para rastrear e medir o desempenho, armazenamento, segurança e vários outros parâmetros críticos para o sucesso da operação.

 

Com maior transparência, você pode garantir que todos os seus aplicativos, tanto no local quanto na nuvem, tenham um desempenho ideal.


Transição mais rápida para a nuvem


Com os serviços gerenciados, você pode facilmente fazer a transição de aplicativos locais para a nuvem, pois tem um parceiro know row para orientá-lo na jornada rumo à cloud.

 

Ao poder contar com um parceiro especialista em serviços gerenciados, você terá o suporte ideal para enfrentar os desafios de migração para a nuvem e garantir benefícios consideráveis ​​​​a longo prazo.


Managed services: principais aplicações

 

As empresas que procuram parceiros em gestão de serviços, geralmente, buscam preencher uma lacuna em sua operação atual. Normalmente, o cliente deseja adicionar mais responsabilidades à sua operação e, então, decide contratar uma empresa que saiba como implementar esses serviços.

 

Na verdade, investir em um MSP, pode fazer o serviço funcionar de forma muito mais rápida e acessível. A seguir, apresentamos algumas das aplicações de managed services:


Monitoramento do Sistema


As empresas de TI gerenciadas incluirão software de gerenciamento que pode fornecer relatórios granulares sobre a integridade do sistema. O monitoramento proativo e integrado dos ambientes garante alta disponibilidade e prevenção a falhas através da gestão de incidentes e problemas.


Backups e recuperação de desastres


Um projeto de recuperação de desastres pode variar de um simples trabalho de backup a objetivos de recuperação muito mais específicos, seguindo os acordos de nível de serviço (SLAs) definidos. Os MSPs trabalham com o cliente, orientando a elaboração de um plano no qual as expectativas correspondem ao orçamento. Quanto mais disponibilidade é incorporada à solução, menor será o tempo de restauração.

 

Gestão de Segurança e Auditoria de Conformidade


Com o cenário de ameaças atual, o gerenciamento da segurança vai além de um firewall e antivírus. Hoje, software e experiência devem ser mesclados para fornecer recursos avançados em uma solução completa.

 

Por exemplo, eles podem incluir aprendizado de máquina para ameaças/assinaturas de dia zero, criptografia para explorações, registro centralizado para resolver problemas mais rapidamente e verificações contínuas para hackear vulnerabilidades.

 

Todos esses componentes podem produzir dados para desenvolver relatórios para auditoria de conformidade.

 

Suporte e gerenciamento


É quando a empresa de gerenciamento de TI fornece uma solução de help desk/tickets que ajuda a atender às necessidades dos usuários diariamente, com gerenciamento das atividades, dos níveis de serviços e dos fluxos de trabalho das organizações, possibilitando o controle preciso e sistemático dos processos em formato digital.

 

Gerenciamento de nuvem/infraestrutura


O gerenciamento de servidores e/ou infraestrutura de nuvem requer conjuntos de habilidades específicas para lidar com a complexidade das várias plataformas de nuvem e aplicativos SaaS. Um parceiro de serviços gerenciados moderno precisa entender que tudo está mudando constantemente e as empresas estão mudando sua forma de fazer negócios, usando a tecnologia de maneira diferente da atual.

 

Com o cenário de TI mudando tão rapidamente, há novos serviços e soluções que as empresas de TI precisarão incorporar em seus portfólios para se diferenciar.

 

Com um portfólio de nuvem em expansão, as empresas de TI devem começar a integrar soluções de tecnologia a sua gestão.

 

Monitoramento de aplicativos


Uma empresa de TI gerenciada que fez a maior parte de seu trabalho com desktops pode ter dificuldades com o monitoramento avançado nas camadas de servidor e aplicativo. Gerenciar desktops já não é o suficiente, é preciso ter o monitoramento avançado das aplicações de toda a organização, para garantir o funcionamento do negócio.

 

Segurança sincronizada


Segurança sincronizada é um termo que descreve o gerenciamento de vários componentes e dispositivos de segurança com uma plataforma unificada e inteligente. Às vezes, chamado de Unified Threat Management, os administradores podem usar seu portal centralizado para dar total controle e visibilidade por meio de uma única interface. Camadas de ferramentas permitem mais proteção, visibilidade e resposta a ataques cibernéticos e outras ameaças virtuais.


Área de trabalho virtual


Virtual Desktop Infrastructure (VDI) ou Desktop as a Service (DaaS) estão ganhando força no setor. Mais e mais empresários estão começando a ver o valor de uma solução centralizada e baseada em nuvem que incorpora tudo em uma única plataforma, com serviços consumidos sob demanda.


DevOps


DevOps é o resultado da combinação entre operações de TI e desenvolvimento. Se uma empresa de TI gerenciada planeja fazer negócios com companhias que possuem equipes internas de desenvolvimento, ela deve pensar em como arquitetar um sistema escalável que seja automatizado enquanto aproveita as ferramentas que interagem e complementam o desenvolvimento. Esta é uma especialidade importante para quem espera que um MSP agregue valor a uma equipe de desenvolvimento de software.

 

Como vimos até aqui, ter um parceiro especialista em serviços gerenciados pode ser uma ótima alternativa para quem deseja otimizar os processos internos, ganhar produtividade e crescer em um ritmo constante.

 

Conheça os serviços gerenciados da Gotobiz. Conte com o melhor suporte!

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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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Recentemente, a Gotobiz conquistou o selo MSP e faz parte de um número seleto de empresas brasileiras certificadas pela AWS como Managed Service Provider (MSP). O que significa ser AWS Managed Service Provider? Ser um parceiro AWS MSP significa que a empresa tem capacidade de fornecer soluções ponta a ponta da AWS para clientes em qualquer estágio da jornada para a nuvem. O programa valida o histórico do parceiro e experiência para fornecer soluções AWS ponta a ponta para clientes em qualquer estágio da jornada da nuvem, incluindo planejamento e design, construção e migração, operações e suporte e automação e otimização. Ou seja, a Gotobiz é reconhecida e certificada globalmente em um seleto programa que entrega serviços altamente qualificados baseados nas melhores práticas de adoção de soluções em nuvem e temos um time com know-how para operar e gerir com excelência serviços em nuvem e cases de clientes que atestam isso. Para obtenção desta designação, foi realizada uma extensa auditoria independente para garantir que a integridade da Gotobiz e os recursos técnicos atendam a um alto padrão global. Para Ana Pochmann, Diretora de Delivery da Gotobiz, essa conquista representa a consolidação da experiência e habilidade das empresas Gotobiz e Processor em oferecer Soluções e executar Serviços Gerenciados baseados na vanguarda da tecnologia de Cloud Computing. Ela compartilha entusiasmada: "A obtenção desta certificação é um processo altamente exigente e abrangente, que avalia minuciosamente todo o ciclo de vida da adoção e implementação de soluções em nuvem. Isso engloba estratégia, vendas, marketing, design, implementação, operações, governança e muito mais. Estamos orgulhosos de anunciar esta significativa conquista, resultado do excepcional desempenho e do nosso compromisso contínuo com a excelência. A certificação MSP da AWS é o reconhecimento formal de nossa capacidade e dedicação no atendimento às necessidades dos nossos clientes." Como a Gotobiz pode ajudar a sua empresa? Marque uma agenda com um de nossos especialistas !
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