Como vencer os desafios da retenção de colaboradores?

contato • abr. 05, 2022

o que fazer para fidelizar o seu time? 

Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil possui atualmente cerca de 11,9 milhões de desempregados. Entretanto, o grande número de pessoas desempregadas não parece solucionar o problema das empresas, que também enfrentam dificuldades com a falta de profissionais qualificados.


De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), só o setor industrial precisará de 2 milhões de trabalhadores para repor os inativos e preencher novas vagas até 2025.


O fato é que a falta de mão de obra especializada não é o único problema que as empresas estão vivenciando nos dias de hoje. Investir em desenvolvimento profissional, assim como atrair e conseguir reter bons colaboradores também se tornou um obstáculo.


Assim, eis que surge a seguinte dúvida: “O que é preciso para garantir a fidelização de profissionais?”


Para responder a essa pergunta simples, porém complexa, escrevemos este artigo mostrando a importância de fidelizar profissionais e como a empresa pode vencer os desafios da retenção de colaboradores ao fortalecer a cultura organizacional e investir em endomarketing e employer branding.


Esperamos que goste!


Desafio da atualidade: garantir a fidelização de profissionais

Se perguntássemos quais são os diferenciais necessários para fazer uma pessoa querer trabalhar dentro de uma empresa hoje, qual seria a sua opinião? As empresas precisam oferecer um plano de carreira, investir em desenvolvimento profissional, entregar um salário compatível com a função ou proporcionar um ambiente de trabalho agradável e livre de riscos?


A verdade é que não existe mais uma fórmula mágica para conquistar e reter bons profissionais. E, sim, ações estratégicas que ajudam no engajamento e motivação dos colaboradores.


Assim como o comportamento do cliente passou por uma série de transformações devido à pandemia, é visto que as perspectivas dos trabalhadores em relação ao mercado de trabalho também sofreram alterações.


E, da mesma forma que as marcas precisaram se adaptar para atender às necessidades do novo consumidor, agora chegou a hora das empresas também fortalecerem a sua cultura organizacional.


A importância da retenção de colaboradores

Se colocássemos duas empresas lado a lado, qual delas você acha que chamaria a atenção de bons profissionais: aquela que sempre está fazendo processos seletivos para preencher o mesmo tipo de vaga ou a que investe em desenvolvimento profissional e mostra o quanto se preocupa com a evolução dos seus colaboradores?


Certamente, para o profissional qualificado é a segunda opção. E existe uma explicação bastante lógica para isso.

Ao ver que a empresa investe e valoriza o seu time de colaboradores, o profissional instintivamente sabe que também será valorizado. E esse sentimento desencadeia um desejo em querer fazer parte da empresa.


Fidelizar colaboradores não é importante apenas para diminuir custos de contratação e demissão, como muitos pensam. Nos últimos anos, reter bons profissionais se tornou uma estratégia para atrair mais talentos e melhorar a reputação da marca no mercado.


Como vencer os desafios da retenção de colaboradores nas empresas?

Como falamos acima, não existe uma fórmula mágica para conquistar e reter bons profissionais. O que a empresa pode fazer, hoje, é apostar em estratégias que ajudem no engajamento e motivação dos colaboradores.


O employer branding, por exemplo, é uma estratégia de marketing usada para gerar uma percepção positiva sobre a empresa em relação ao ambiente de trabalho. Já o endomarketing visa reduzir o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e atrair mais talentos.


Os benefícios de ambas as estratégias não se limitam apenas a gerar uma visão positiva sobre a empresa, diminuir a rotatividade e atrair mais talentos. Ao aplicar o employer branding e  ações de endomarketing, a empresa também pode ter ganhos em produtividade e manter o time mais engajado e motivado.


4 ações estratégicas que ajudam a viabilizar a retenção de colaboradores

Agora que você já sabe os benefícios do employer branding e da importância de investir em endomarketing, confira as 4 ações estratégicas que separamos para a sua empresa viabilizar a retenção de colaboradores:


1- Estimule o feedback

O feedback é uma prática muito positiva para ajudar na fidelização de profissionais porque a marca consegue descobrir se os colaboradores estão ou não satisfeitos em trabalhar na empresa. Não só isso, identificar necessidades de melhorias que podem ajudá-la a aprimorar ainda mais a experiência do time. 


2- Adote a cultura de comemorar os aniversários

Outra ação de endomarketing que ajuda na retenção de colaboradores é adotar a cultura de comemorar os aniversários. As pessoas gostam de se sentir importantes e ainda mais quando isso ocorre em datas especiais.


3- Promova eventos internos

Promover eventos internos para confraternização entre os colaboradores é uma dica que também pode ajudar na fidelização de profissionais. Isso porque as pessoas que fazem parte do time começam a se sentir mais valorizadas e pertencentes ao grupo.


4- Escute seu time

Manter um canal de comunicação aberto é outra ação que pode ajudar a aumentar a fidelização de profissionais. Afinal, sua empresa está dando espaço para as pessoas exporem suas opiniões, contribuírem com as estratégias e se sentirem parte da organização. 

 

Viu só como vencer os desafios da retenção de colaboradores é possível? Você só precisa fortalecer a cultura organizacional e aplicar estratégias que potencializam o engajamento e motivação do seu time.


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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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