Great Resignation: como o fenômeno impacta a retenção de colaboradores?

contato • mar. 09, 2022

Saiba como o Great Resignation afeta a retenção de colaboradores

O fenômeno Great Resignation vem tomando força no mercado de trabalho e está afetando cada vez mais empresas quando o assunto é retenção de colaboradores.


Para impedir que a sua organização também seja prejudicada por esse movimento pós-pandêmico, preparamos o post de hoje explicando o que é o Great Resignation e quais seus principais desafios. 


Também mostraremos como as empresas podem melhorar a experiência de emprego (employer branding) e fidelizar profissionais, apenas aprimorando a comunicação corporativa, aumentando o engajamento e motivação da equipe para renovar a cultura organizacional


Esperamos que goste! 


O que trata o fenômeno Great Resignation?


Great Resignation, também conhecido como Grande Resignação, é um fenômeno pós-pandêmico que surgiu em 2021 nos Estados Unidos (EUA), após uma quantidade excepcional de funcionários voluntariamente pedirem demissão de seus empregos. 


De acordo com o jornal The Independent, cerca de 4,3 milhões de trabalhadores se desligaram das empresas no ano passado, a fim de buscar condições de trabalho mais favoráveis, menos jornadas de horas e, claro, melhor remuneração. 


Na pandemia, as pessoas começaram a reavaliar as questões relacionadas à saúde, família e qualidade de vida. E essa reavaliação contribuiu para que passassem a buscar empregadores que possuem uma cultura organizacional saudável, se preocupam com o bem-estar e engajamento dos funcionários, e não medem esforços para garantir a motivação da equipe.


Muitos pensavam que, com a vacinação e a retomada da economia, a rotina voltaria ao normal com o passar do tempo. Entretanto, isso tem se mostrado um equívoco, já que agora cresce o número de pessoas priorizando mais a forma com que se sentem e são valorizadas do que qualquer outra coisa. 


Great Resignation: quais os desafios para as empresas?


Segundo estudo da Deloitte publicado pela Fortune, atrair novos talentos está entre um dos principais desafios da Great Resignation. Tanto é que 73% dos CEOs preveem que podem encerrar as atividades nos próximos 12 meses devido à falta de mão de obra, e 35% já estão mudando a cultura organizacional para impedir a rotatividade e aumentar a retenção de colaboradores.


Mas esses não são os únicos desafios…


Com a falta de mão de obra e rotatividade, as empresas também podem enfrentar problemas relacionados à queda de produtividade, uma vez que não conseguem manter frequência no desempenho das funções. Além da falta de competitividade, por não possuírem uma equipe 100% motivada a alcançar bons resultados.


Um estudo realizado pela PricewaterhouseCoopers, em agosto de 2021, aponta que 65% dos funcionários nos EUA estavam procurando um novo emprego. Isso mostra a real necessidade de as empresas focarem em employer branding e reformularem suas culturas para garantir a fidelização de profissionais. Em qualquer parte do mundo.


O termo employer branding está relacionado à reputação e à proposta de valor que um empregador oferece para o funcionário trabalhar em sua empresa.

 

Como proteger a empresa contra o fenômeno Great Resignation


Não há como negar que o fenômeno Great Resignation é preocupante e pode desacelerar o crescimento econômico no Brasil e no mundo. Entretanto, existem algumas ações que, se colocadas em prática, podem ajudar as empresas a impedir a rotatividade e insatisfação das equipes.

Abaixo veja que ações são essas:


1- Renovar a cultura organizacional 

A cultura organizacional envolve um conjunto de hábitos, comportamentos, valores e crenças que influenciam o ambiente de trabalho. 

Em que a empresa acredita? Como enxerga os colaboradores? O que faz para que se mantenham engajados e motivados? A organização entrega um ambiente laboral harmonioso e livre de qualquer preconceito? Tenta entender e ajudar os profissionais?

Se o objetivo é garantir a retenção de colaboradores, as empresas precisam começar a ter um olhar mais humano para os integrantes. E, também, entregar um local que aceita as diferenças e oferece mais flexibilidade para que todos desempenhem suas funções.   


2- Garantir que o  colaborador é visto e ouvido

É da natureza humana querer se sentir amado e respeitado, e dentro do ambiente organizacional isso não seria diferente. 


As pessoas que compõem o quadro da equipe geralmente passam horas desempenhando suas funções e consideram a empresa como a sua segunda casa. Já imaginou ser ignorado pelos próprios colegas ou não ser ouvido pelo gerente do setor? É desmotivador! 


Garantir que o funcionário é visto e ouvido é extremamente importante para que ele se sinta valorizado. Não só isso, entenda que é reconhecido e valorizado, e que pode contar com a empresa em qualquer momento de dificuldade.   


3- Manter a comunicação fluida

A falta de comunicação corporativa pode desencadear uma série de problemas dentro da empresa: barreiras culturais, conflitos de personalidade, perda de produtividade, retrabalhos, sensação de deslocamento, enfim, diversas dificuldades.


As empresas que se preocupam e querem construir um ambiente de trabalho saudável e harmonioso precisam assegurar que todo o time está envolvido e, principalmente, que estão se comunicando. 


4- Focar no engajamento e motivação

Será que a empresa valoriza as características e particularidades de cada profissional? Será que remunera de forma justa? Dá feedbacks que ajudam na performance e crescimento do colaborador? Investe em treinamento e qualificação para deixar o time preparado? 


Como falamos acima, as pessoas querem se sentir valorizadas e, para isso, a empresa deve ir além do que apenas ouvir o funcionário e entregar um ambiente laboral harmonioso. Precisa dar incentivos para que se mantenha motivado e queira fazer parte da equipe. Não existe melhor forma de fazer isso do que valorizar seus esforços e investir em treinamentos. 


Mesmo que o fenômeno
Great Resignation possa vir a prejudicar muitos negócios por falta de mão de obra e rotatividade, as empresas sempre têm a opção de reformular seu mindset e fazer melhorias internas. 


Existem vários métodos para conseguir isso, mas colocar as dicas acima em prática já é uma forma de melhorar o ambiente de trabalho e assegurar a fidelização de profissionais que já fazem parte do time. 


Gostou do conteúdo? 


Se você ficou com alguma dúvida sobre como assegurar a retenção de colaboradores, converse com um de nossos especialistas em comunicação corporativa e engajamento de equipes, e descubra como podemos ajudar! 

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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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