Comunicação interna: conheça os benefícios de centralizar informações e ter uma ferramenta para ajudá-lo

contato • jul. 18, 2022

Como uma ferramenta de comunicação interna ajuda a melhorar a motivação e engajamento? 

Como funciona a gestão de pessoas na sua empresa? Você sabia que a comunicação interna exerce um papel significativo na motivação e engajamento dos profissionais?

 

Segundo uma pesquisa da Microsoft, 54% dos gestores sentem que o modo de liderança de sua organização não está em harmonia com as expectativas dos colaboradores e 74% afirmam que não têm a influência ou recursos necessários para provocar mudanças em seus times.

 

Esses dados revelam que mais da metade dos líderes percebem quando existe algo errado com a equipe, como o desânimo e desmotivação. Porém, a maioria não sente que tem capacidade de reverter esse quadro.

 

Em vista disso, a fim de ser capaz de compreender o que pode ser feito para aumentar o ânimo dos colaboradores, é essencial dar atenção à comunicação interna. Mas, afinal, por que é importante melhorar a comunicação interna? Quais as vantagens de usar uma solução especializada em comunicação organizacional? Confira as respostas durante a leitura!


Comunicação interna: qual sua importância?


A comunicação interna, como o próprio nome sugere, trata da manutenção do diálogo entre os colaboradores de uma empresa. Ou seja, é o conjunto de práticas estabelecidas pela organização para proporcionar o diálogo dentro da empresa.

 

Só para exemplificar, dentre outras circunstâncias, a comunicação organizacional serve para as seguintes situações:


  • Andamento de projetos: dependendo da atividade, várias equipes ou pessoas podem estar envolvidas, sendo necessário um bom compartilhamento de informações para dar sequência ao processo;
  • Gestão de pessoas: os líderes precisam manter contato regular com os membros de seu time, conhecendo suas necessidades e desejos. Dessa forma, serão capazes de ajudar a manter um nível adequado de engajamento e, consequentemente, produtividade satisfatória;
  • Manutenção do clima: é mais provável que o clima organizacional, ou percepção sobre o ambiente de trabalho, seja positivo em empresas com boa comunicação interna, já que isso aproxima as pessoas umas das outras.

 

Além disso, a comunicação provoca um impacto direto nas estratégias de endomarketing. Veja mais detalhes sobre isso.


Qual é a relação entre comunicação interna e endomarketing?


O endomarketing, também conhecido como marketing interno, refere-se às medidas adotadas pela empresa com o intuito de melhorar a visão e os sentimentos que os colaboradores têm sobre a corporação.

 

Assim, a organização passa a ser reconhecida no mercado como uma empresa boa para trabalhar, sendo indicada pelos próprios colaboradores. Entre os benefícios, isso proporciona a atração de grandes talentos, aumentando a possibilidade de contratação de profissionais habilidosos.

 

Nesse sentido, a comunicação interna é uma das ferramentas do endomarketing, uma vez que para criar as estratégias de marketing adequadas é fundamental ouvir constantemente os feedbacks dos funcionários.

 

Mas existem outros motivos para investir na comunicação organizacional. Confira!


Por que é importante manter uma boa comunicação interna na sua empresa?


A comunicação interna é um meio de assegurar que a cultura organizacional seja colocada em prática. É por meio do diálogo que os gestores compartilham os valores empresariais com os colaboradores.

 

No entanto, é válido destacar que a comunicação interna vai além de avisos sobre prazos e repasse de informações sobre um projeto. Na realidade, envolve a conversa diária, a capacidade de escuta ativa dos líderes, compreendendo as dificuldades dos profissionais.

 

Sendo assim, uma empresa que investe na manutenção contínua das habilidades comunicativas organizacionais está mais propensa a solucionar de forma positiva os conflitos internos.

 

Só para ilustrar, imagine que um colaborador apresente queda na produtividade, qual seria a melhor ação que o gestor poderia tomar para melhorar o engajamento e a motivação desse profissional? Em muitos casos, a boa comunicação é a verdadeira solução.

 

Dessa forma, a gestão compreende a razão pela qual a pessoa está desmotivada e é capaz de elaborar estratégias que sejam realmente eficazes para ajudar a vencer as dificuldades.

 

Porém, diante das inúmeras tarefas que o gestor e as equipes precisam executar diariamente, pode ser difícil manter a comunicação organizacional apropriada. Além disso, a distância física do trabalho remoto, às vezes, funciona como uma barreira. Portanto, uma boa opção é recorrer a ferramentas que auxiliem neste diálogo.


Quais são as vantagens de investir em uma ferramenta de comunicação interna?


Foi-se o tempo em que as empresas utilizavam de intranet para realizarem suas ações internas e reter dados e informações. Com o avanço da tecnologia e a humanização dos negócios, as empresas têm buscado cada vez mais plataformas ágeis que além de gerar insights, encantem e fidelizem os profissionais, em um canal interativo que centraliza e dissemina as informações, promovendo ambientes de trabalho mais felizes e inspiradores.


As ferramentas de comunicação internas são aplicações desenvolvidas especificamente para facilitar o diálogo organizacional. Assim, as funções e recursos desse tipo de aplicação são personalizadas para atender às necessidades de comunicação.


Confira os 4 benefícios que essas plataformas de comunicação e engajamento proporcionam para a sua organização:


1. Boa saúde emocional dos colaboradores


O uso de uma ferramenta de comunicação interna auxilia na gestão de pessoas, já que esse tipo de tecnologia conta com funcionalidades que ajudam o gestor a monitorar o sentimento dos colaboradores.

 

Assim, é mais fácil identificar profissionais que estão sofrendo com estresse excessivo e podem desenvolver a síndrome de burnout. E, caso seja necessário, remanejar tarefas ou tomar outras medidas apropriadas.


Estudos apontam que mais de 40% dos trabalhadores brasileiros afirmam que se sentem estressados com o trabalho, 52% dizem que isso acontece por causa do excesso de atividades e 44%, devido à falta de reconhecimento.

 

Também há o fenômeno da Grande Resignação onde muitos profissionais decidiram pedir demissão em busca de novas oportunidades que ofereçam melhores benefícios.


Vale lembrar que, desde o início de 2022, o burnout passou a ser considerado como fenômeno ocupacional. Com isso, o colaborador afetado tem direito aos benefícios proporcionados pela legislação brasileira para doenças ocupacionais.


2. Aumento da motivação e engajamento


As ferramentas de comunicação interna influenciam diretamente na motivação e engajamento dos colaboradores, uma vez que a gestão e o time conseguem ter um relacionamento mais próximo, mesmo que o trabalho seja realizado remotamente.

 

Por exemplo, um recurso interessante é o uso da gamificação, o que significa dizer que a empresa poderá usar os mesmos estímulos fornecidos pelos jogos para incentivar os colaboradores a engajar nas ações. Dessa forma, o trabalho se torna um desafio prazeroso e os membros das equipes ficam mais unidos a fim de conseguirem “vencer o jogo”.


3. Redução das taxas de rotatividade


Outra vantagem é que as ferramentas de comunicação organizacional contribuem para a diminuição das taxas de rotatividade, ou seja, ajudam na fidelização de colaboradores.

 

Isso acontece porque os profissionais sentem que são ouvidos pela organização e que a sua opinião realmente importa, encarando esse fato como uma demonstração de que são valorizados.


Também é possível acompanhar o sentimento dos colaboradores, identificando antecipadamente sinais de desânimo ou estresse, dando a oportunidade de agir e resolver o problema antes do profissional pedir demissão.


4. Colaborador embaixador da marca


Já sabemos que uma ferramenta de comunicação interna fortalece o Employer Branding, mas além disso ela também faz com que os profissionais se tornem embaixadores da marca. Ninguém melhor para promover a imagem da empresa do que seus próprios colaboradores, não é mesmo?

 

Entretanto, esses benefícios só serão reais se a empresa investir na ferramenta certa, que tenha os recursos ideais para manutenção da comunicação interna. É o caso da solução Mérito, que disponibiliza:

 

  • Criação de notícias interativas: é possível divulgar informações com as equipes por meio de notícias e os colaboradores podem reagir com emojis e comentários;
  • Elogios: a pessoa pode tanto enviar elogios para um colega de trabalho como também receber;
  • Acompanhamento de sentimentos: os profissionais classificam como estão se sentindo no dia;
  • Trilhas de capacitação: capacitar o time por meio de trilhas de conhecimento com conteúdos internos ou externos;
  • Avaliação de atividades: tanto líderes como liderados recebem avaliação contínua sobre suas ações.

 

Então, que tal garantir a qualidade da comunicação interna em sua empresa? Conheça o Mérito!

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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. 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Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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