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contato • fev. 24, 2022

Conheça a operação de ambientes a partir do monitoramento de aplicações 

Na gestão de tecnologia da informação (TI) corporativa, são muitas as questões que exigem atenção para assegurar a disponibilidade de aplicações. O time da área deve buscar entender quais aspectos e processos precisam ser aprimorados, quais deles apresentam gargalos, falhas e, ainda, identificar aqueles que estão obsoletos.

 

Com uma ferramenta de monitoramento das aplicações do negócio, é possível ter sempre à vista os pontos de vulnerabilidade e melhoria da operação de ambientes.

 

Neste artigo, mostramos por que vale a pena estar atento ao monitoramento das aplicações.

 

Leia o artigo! Saiba como fortalecer a gestão de plataforma tecnológicas.


A importância das tecnologias de monitoramento nas aplicações de TI


O primeiro aspecto que precisa ser considerado é: não há melhorias significativas ao negócio se não acompanharmos de perto a operação e ambientes, analisando indicadores e entendendo os resultados.

 

Para justificar e conduzir uma jornada de evolução tecnológica na companhia, é necessário ter previsibilidade de forma antecipada e proativa sobre os desafios enfrentados e os resultados obtidos com os sistemas e aplicativos. Daí a importância de priorizar o monitoramento da operação de ambientes, verificando sempre a disponibilidade das aplicações.

 

Segundo o Gartner, as soluções de monitoramento são responsáveis por capturar os dados, permitindo análise detalhada das aplicações, identificação de problemas e a visibilidade do panorama do sistema em tempo real.

 

Com esse acompanhamento, o gestor de TI passa a ter uma série de novas possibilidades. A partir do acesso aos indicadores, ele pode:

 

●    Melhorar o processo de tomadas de decisão, tornando mais ágil e assertivo;

●    Refinar as estratégias de gestão de TI;

●    Buscar novas oportunidades de otimização da estrutura e do modelo de gerenciamento; e muito mais.

 


O potencial do monitoramento da operação de ambientes

 

Com uma ferramenta de monitoramento de desempenho das aplicações, as companhias podem fazer o melhor uso dos dados coletados. Além disso, elas conseguem descobrir problemas antes que eles afetem os clientes, reduzir o tempo de recuperação, responder rapidamente e atender aos problemas, cumprindo às exigências dos Acordos de Níveis de Serviço (SLAs).

 

Por que devo usar a gestão da plataforma tecnológica?


Ao adotar as ferramentas de soluções de monitoramento, o gestor de TI sabe que tem ao seu alcance a ferramenta certa para prevenir problemas de indisponibilidade nas aplicações de negócio.

 

Na prática, este tipo de solução oferece uma série de vantagens para as organizações, como:


#1 Redução de degradações de serviços e quebras de SLO

Um dos maiores motivos pelos quais as empresas adotam a gestão da plataforma tecnológica é para resolver os problemas rapidamente e fazer com que os sistemas voltem à funcionalidade completa para atender aos SLO. Além disso, esse tipo de ferramenta contribui para evitar a ocorrência de erros e falhas de desempenho futuros.

 

#2 Aumento da receita

Se um aplicativo ou serviço não estiver disponível, os clientes podem ficar rapidamente frustrados e encontrar uma alternativa, o que acaba afetando a receita. A gestão de aplicações garante que seus sistemas continuem disponíveis, além de otimizar o tempo crítico de carregamento de aplicativos.

 

#3 Maior velocidade e agilidade

A monitoria da operação de ambientes ajuda a garantir a otimização de aplicativos, aumentando a velocidade e agilidade no atendimento às demandas do setor. Gerando vantagem competitiva.

 

#4 Melhor atendimento digital e aumento de satisfação do cliente

Quanto mais rápido o tempo de resposta, melhor a percepção dos clientes sobre a experiência proporcionada pela sua marca. Portanto, avalie sempre o tempo de carregamento da página e o desempenho de aplicativos móveis e da web. Sem esse acompanhamento, você corre o risco de perder clientes para os seus concorrentes.

 

#5 Custos operacionais reduzidos

Quando um aplicativo que não está sendo monitorado ativamente falha, geralmente acontece de forma catastrófica e sem aviso prévio. Consequentemente, as organizações precisam parar tudo para lidar com o problema repentino, colocando suas equipes de TI em situações extremamente estressantes.

 

A gestão de operação de ambientes ajuda a evitar esses problemas à medida que fornece à organização uma visão maior de qualquer falha antes que ela se torne uma catástrofe. Ao usar ferramentas de automação, a empresa ainda pode economizar mais em operações de TI.


De olho no futuro: AIOps, inteligência artificial para operações de TI


Para potencializar os resultados e o crescimento do negócio e transformar, de fato, a gestão de aplicações é preciso explorar as tecnologias facilitadoras da evolução e do aprimoramento contínuo da estratégia de TI.

 

Quando a organização alcança um nível avançado de maturidade em TI, o próximo passo é evoluir para uma plataforma de gestão tecnológica, que, além do monitoramento, fornece automação inteligente dos processos e do fluxo de dados.

 

De acordo com o Gartner, “AIOps combina Big Data e aprendizado de máquina para automatizar processos de operações de TI, incluindo correlação de eventos, detecção de anomalias e determinação de causalidade”.

 

Na prática, para chegar à implantação da AIOps, inclusive com o uso de IoT e sensores, é preciso investir no monitoramento das aplicações, observando aspectos técnicos, como lentidão, funções indisponíveis e lacunas de segurança digital. Para tanto, você deve começar a acompanhar as aplicações, identificar as oportunidades de melhoria e agir.

 

Para ajudar você, a Gotobiz oferece soluções que fortalecem a gestão da plataforma tecnológica, aplicações de negócios e equipamentos/ativos utilizados pelas empresas.

 

Com a flexibilidade de níveis de entrega e opções de contratação, possibilita respostas eficazes, simplifica a operação, otimizando custos e aumentando a disponibilidade de aplicações.

 

Conheça a solução LiveWatch  e fortaleça sua plataforma tecnológica. 

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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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Gotobiz é Managed Service Provider AWS
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Recentemente, a Gotobiz conquistou o selo MSP e faz parte de um número seleto de empresas brasileiras certificadas pela AWS como Managed Service Provider (MSP). O que significa ser AWS Managed Service Provider? Ser um parceiro AWS MSP significa que a empresa tem capacidade de fornecer soluções ponta a ponta da AWS para clientes em qualquer estágio da jornada para a nuvem. O programa valida o histórico do parceiro e experiência para fornecer soluções AWS ponta a ponta para clientes em qualquer estágio da jornada da nuvem, incluindo planejamento e design, construção e migração, operações e suporte e automação e otimização. Ou seja, a Gotobiz é reconhecida e certificada globalmente em um seleto programa que entrega serviços altamente qualificados baseados nas melhores práticas de adoção de soluções em nuvem e temos um time com know-how para operar e gerir com excelência serviços em nuvem e cases de clientes que atestam isso. Para obtenção desta designação, foi realizada uma extensa auditoria independente para garantir que a integridade da Gotobiz e os recursos técnicos atendam a um alto padrão global. Para Ana Pochmann, Diretora de Delivery da Gotobiz, essa conquista representa a consolidação da experiência e habilidade das empresas Gotobiz e Processor em oferecer Soluções e executar Serviços Gerenciados baseados na vanguarda da tecnologia de Cloud Computing. Ela compartilha entusiasmada: "A obtenção desta certificação é um processo altamente exigente e abrangente, que avalia minuciosamente todo o ciclo de vida da adoção e implementação de soluções em nuvem. Isso engloba estratégia, vendas, marketing, design, implementação, operações, governança e muito mais. Estamos orgulhosos de anunciar esta significativa conquista, resultado do excepcional desempenho e do nosso compromisso contínuo com a excelência. A certificação MSP da AWS é o reconhecimento formal de nossa capacidade e dedicação no atendimento às necessidades dos nossos clientes." Como a Gotobiz pode ajudar a sua empresa? Marque uma agenda com um de nossos especialistas !
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