Mover a recuperação de desastres para a nuvem é a melhor solução

contato • fev. 03, 2022

Disaster recovery em cloud: mais segurança para sua infraestrutura de TI

A recuperação de desastres (DR) realmente boa é cara e complexa. Por isso, muitas vezes, as estratégias de disaster recovery mais robustas geralmente são reservadas a bancos, departamentos governamentais ou indústrias críticas.


Porém, sabemos que a necessidade de proteção contra interrupções é universal. Afinal, falhas de sistema, falta de energia ou de rede, ataques cibernéticos, acidentes e desastres naturais podem acabar com as operações de uma organização em questão de segundos.


Além disso, problemas menores, como uma atualização de software malfeita até falha de componente de hardware, também podem causar estragos.


De acordo com dados da pesquisa do Instituto Uptime de 2020, 44% das organizações sofreram uma grande interrupção recente que “impactou tangivelmente” os negócios. Além disso, o estudo indica que as interrupções estão se tornando mais prejudiciais. 


Porém, nenhuma organização pode remover todos os riscos. Em vez disso, é preciso ter uma estratégia de TI eficaz para recuperar dados e restaurar seus sistemas de computador. Daí a importância de ter recuperação de desastres mais acessível e disponível na nuvem e, em alguns casos, mais simples. 


Neste artigo, apresentamos o que você precisa saber para mover sua abordagem de disaster recovery para cloud.


Ótima leitura! 


O que é recuperação de desastres na nuvem?


A recuperação de desastres na nuvem é um serviço gerenciado que ajuda a recuperar rapidamente os sistemas críticos de sua organização após um desastre. Na prática, a DR fornece acesso remoto aos seus sistemas em um ambiente virtual seguro.


Na abordagem da DR tradicional, o gerenciamento de dados em um data center secundário pode ser demorado e caro. Sendo assim, mover a estratégia de disaster recovery para a nuvem torna esse processo muito mais eficaz, eliminando a necessidade de infraestrutura tradicional e reduzindo significativamente o tempo de inatividade.


Os departamentos de TI agora podem aproveitar o poder da nuvem para ativação e failover imediatos. Ou seja, é possível alternar perfeita e automaticamente para um sistema de backup confiável, com mais rapidez por uma fração do custo da DR tradicional.


Como funciona a recuperação de desastres na nuvem?



A recuperação de desastres na nuvem tem uma abordagem muito diferente da DR tradicional. Em vez de carregar os servidores com o sistema operacional e o software do aplicativo e aplicar patches na última configuração usada na produção, a recuperação de desastres na nuvem faz diferente. Ela encapsula todo o servidor, que inclui o sistema operacional, aplicativos, patches e dados em um único pacote de software ou servidor virtual.


Então, esse servidor virtual é copiado para um data center externo ou convertido em um host virtual em minutos. Como o servidor virtual não depende de hardware, o sistema operacional, os aplicativos, os patches e os dados podem ser migrados de um data center para outro com muito mais rapidez do que nas abordagens tradicionais de DR.


Afinal, por que mover a recuperação de desastres para a nuvem é a melhor solução? 


A recuperação de desastres na nuvem (cloud DR) é uma combinação de estratégias e serviços destinados a fazer backup de dados, aplicativos e outros recursos para nuvem pública ou provedores de serviços dedicados.


Sendo assim, quando ocorre um desastre, os dados, aplicativos e outros recursos afetados podem ser restaurados para o data center local - ou um provedor de nuvem - e retomar a operação normal da empresa.


O objetivo do DR na nuvem é praticamente idêntico ao DR tradicional: proteger recursos valiosos de negócios e garantir que os recursos possam ser acessados ​​e recuperados para continuar as operações comerciais normais. A DR é um elemento central de qualquer estratégia de continuidade de negócios. 


Contudo, antes do advento da conectividade na nuvem e das tecnologias de autoatendimento, as opções tradicionais de DR eram limitadas a implementações de DR local e de segundo site. 


Na prática, a DR local nem sempre protegia contra desastres como incêndios, inundações e terremotos. Já a abordagem de DR fora do local oferecia proteção muito melhor contra desastres físicos, mas trazia custos comerciais significativos para a implementação e manutenção de um segundo data center.


Com o surgimento da cloud computing, a nuvem pública e os provedores de serviços gerenciados podem criar uma instalação dedicada para oferecer uma ampla gama de serviços e recursos eficazes de backup e DR. 


Assim, as empresas recebem acesso contínuo a serviços de DR off-site altamente automatizados, escaláveis e autônomos, sem a despesa de um segundo data center e eliminando a necessidade de selecionar, instalar e manter ferramentas de DR. Em outras palavras, a computação em nuvem torna o processo de disaster recovery muito mais simples, prático, seguro e eficaz.


Como as soluções de DR da  Gotobiz podem ajudar?


De acordo com projeções do IDC, o mercado de DR baseado em nuvem, também conhecido como DRaaS, deveria chegar a US$ 4,9 bilhões em 2021, mantendo uma taxa de crescimento de 16,7% até 2024. A tecnologia traz uma série de benefícios para as empresas. 


Veja algumas das principais vantagens:


  • Opções de pagamento conforme o uso;
  • Flexibilidade e escalabilidade;
  • Alta confiabilidade e redundância geográfica;
  • Teste fácil e recuperação rápida.


Se você está pensando em mover sua política de DR para a nuvem, precisa saber que a Gotobiz oferece as soluções e os recursos necessários para criar a arquitetura de recuperação de desastres ideal.


LiveCloud Disaster Recovery permite que os clientes mitiguem e se recuperem facilmente de desastres que podem tornar inacessíveis os ativos críticos para suas operações de negócios. 


Com a estratégia de discovery disaster em cloud, as organizações podem testar e atualizar frequentemente sua solução de DR em escala de produção, para que possam atender aos requisitos rigorosos de objetivo de tempo de recuperação (RTO) e objetivo de ponto de recuperação (RPO), mapear dependências de aplicativos e reduzir efetivamente o custo total de propriedade (TCO).


Com as soluções em nuvem da Gotobiz, as organizações podem expandir sua infraestrutura conforme a necessidade e com pagamento conforme o uso, permitindo maior flexibilidade e economia do que as soluções de DR locais. Como parceiro especialista no assunto, a Gotobiz permite que você provisione rapidamente uma infraestrutura altamente segura e confiável para minimizar o impacto de um desastre.


Comece a aprimorar sua estratégia de recuperação de desastres com a Gotobiz hoje mesmo. Fale com um especialista e saiba por onde começar.

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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. 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Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. 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Recentemente, a Gotobiz conquistou o selo MSP e faz parte de um número seleto de empresas brasileiras certificadas pela AWS como Managed Service Provider (MSP). O que significa ser AWS Managed Service Provider? Ser um parceiro AWS MSP significa que a empresa tem capacidade de fornecer soluções ponta a ponta da AWS para clientes em qualquer estágio da jornada para a nuvem. O programa valida o histórico do parceiro e experiência para fornecer soluções AWS ponta a ponta para clientes em qualquer estágio da jornada da nuvem, incluindo planejamento e design, construção e migração, operações e suporte e automação e otimização. Ou seja, a Gotobiz é reconhecida e certificada globalmente em um seleto programa que entrega serviços altamente qualificados baseados nas melhores práticas de adoção de soluções em nuvem e temos um time com know-how para operar e gerir com excelência serviços em nuvem e cases de clientes que atestam isso. Para obtenção desta designação, foi realizada uma extensa auditoria independente para garantir que a integridade da Gotobiz e os recursos técnicos atendam a um alto padrão global. Para Ana Pochmann, Diretora de Delivery da Gotobiz, essa conquista representa a consolidação da experiência e habilidade das empresas Gotobiz e Processor em oferecer Soluções e executar Serviços Gerenciados baseados na vanguarda da tecnologia de Cloud Computing. Ela compartilha entusiasmada: "A obtenção desta certificação é um processo altamente exigente e abrangente, que avalia minuciosamente todo o ciclo de vida da adoção e implementação de soluções em nuvem. Isso engloba estratégia, vendas, marketing, design, implementação, operações, governança e muito mais. Estamos orgulhosos de anunciar esta significativa conquista, resultado do excepcional desempenho e do nosso compromisso contínuo com a excelência. A certificação MSP da AWS é o reconhecimento formal de nossa capacidade e dedicação no atendimento às necessidades dos nossos clientes." Como a Gotobiz pode ajudar a sua empresa? Marque uma agenda com um de nossos especialistas !
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