Tudo o que você precisa saber sobre Comunicação Interna

contato • abr. 27, 2022

Benefícios de utilizar uma comunicação interna eficiente

Comunicação interna baseia-se em um conjunto de atividades estratégicas, desenvolvidas e implementadas no ambiente corporativo, a fim de assegurar um bom relacionamento e alinhamento entre a liderança e seus colaboradores.


Além da importância de cativar clientes, é fundamental investir em estratégias que promovam uma melhor comunicação interna, mais amigável, empática e saudável entre ambas as partes.


Uma comunicação interna eficaz e assertiva garante o alinhamento dos colaboradores aos valores e princípios de liderança da empresa, gerando equipes bem-informadas, motivadas e engajadas.


Para entender mais sobre a importância da comunicação interna e saber como aplicá-la em sua organização, fique conosco até o fim desta leitura.

 

O que é Comunicação Interna?


Comunicação interna trata-se do planejamento e execução de ações que impactam os colaboradores de uma empresa, através de canais de comunicação, com objetivos previamente definidos a fim de promoverem a interação entre empresas e profissionais.


Em outras palavras, a comunicação interna baseia-se na transmissão e compartilhamento de informações no ambiente corporativo. Podendo ser feita tanto de forma vertical (entre líderes e colaboradores e vice-versa) quanto de forma horizontal (entre colaboradores do mesmo nível hierárquico).


O objetivo desta prática é alinhar as atividades dos funcionários à cultura organizacional, garantindo o engajamento em suas respectivas atividades e mais eficiência na entrega de resultados.


Segundo o escritor, jornalista e filósofo David Grossman, “Quando a comunicação é boa, ela informa. Quando é ótima, ela engaja e incentiva os colaboradores a agirem.”

 

Benefícios de utilizar uma comunicação interna eficiente


A comunicação interna é imprescindível em qualquer empresa, e, quando bem estruturada, se torna muito benéfica para todos dentro de uma organização.

Para compreender melhor sobre essa boa prática, trouxemos alguns benefícios. Confira:


Melhora no clima organizacional

Através da comunicação interna, os colaboradores são estimulados a desenvolverem relacionamentos interpessoais e o espírito cooperativo. Promovendo, desta forma, maior interatividade entre as pessoas.

 

Aumento de produtividade e engajamento

Quando os colaboradores estão alinhados aos objetivos da empresa, naturalmente se sentirão motivados e engajados a contribuir com o sucesso da organização.


Assim, as empresas contarão com profissionais dedicados e comprometidos com os objetivos do negócio.

 

Redução de turnover

Profissionais motivados e com senso de pertencimento são naturalmente mais felizes no trabalho.


A retenção de talentos, através de boas práticas e encantamento, reduz a taxa de rotatividade, gerando uma visão positiva da empresa, tanto interna quanto externa. Uma das formas de conseguir isso é investindo na comunicação interna.

 

Auxilia na gestão de crises

A comunicação interna também tem um papel fundamental na gestão de crises, pois reduz o sentimento de insegurança e promove a união e motivação necessárias para que todos possam superar momentos de incertezas.


Para isso, é essencial que a empresa seja transparente quanto ao compartilhamento de informações sobre os desafios a serem enfrentados por todos.

 

Como o Mérito pode ajudar?

 

Na implementação da comunicação interna, a utilização de ferramentas é imprescindível para auxiliar no planejamento e organização dessa prática.


Pensando nisso, desenvolvemos uma plataforma de comunicação interativa, que, além de promover a comunicação entre liderança, RH e colaboradores de forma eficaz e ágil, também engaja, motiva e fideliza os profissionais através da disseminação da cultura organizacional, compartilhamento de notícias e novidades, capacitação, gamificação, onboarding, mensuração de resultados e valiosos insights.

 


Com o Mérito você terá:

Mais engajamento

Melhores resultados

Redução do turnover

Profissionais mais alegres

Maior conexão com a empresa

Desenvolvimento das pessoas

Disseminação da cultura

Empoderamento dos profissionais

Engaje, motive e fidelize colaboradores com o Mérito!

 

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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. 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Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. 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Gotobiz é Managed Service Provider AWS
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Recentemente, a Gotobiz conquistou o selo MSP e faz parte de um número seleto de empresas brasileiras certificadas pela AWS como Managed Service Provider (MSP). O que significa ser AWS Managed Service Provider? Ser um parceiro AWS MSP significa que a empresa tem capacidade de fornecer soluções ponta a ponta da AWS para clientes em qualquer estágio da jornada para a nuvem. O programa valida o histórico do parceiro e experiência para fornecer soluções AWS ponta a ponta para clientes em qualquer estágio da jornada da nuvem, incluindo planejamento e design, construção e migração, operações e suporte e automação e otimização. Ou seja, a Gotobiz é reconhecida e certificada globalmente em um seleto programa que entrega serviços altamente qualificados baseados nas melhores práticas de adoção de soluções em nuvem e temos um time com know-how para operar e gerir com excelência serviços em nuvem e cases de clientes que atestam isso. Para obtenção desta designação, foi realizada uma extensa auditoria independente para garantir que a integridade da Gotobiz e os recursos técnicos atendam a um alto padrão global. Para Ana Pochmann, Diretora de Delivery da Gotobiz, essa conquista representa a consolidação da experiência e habilidade das empresas Gotobiz e Processor em oferecer Soluções e executar Serviços Gerenciados baseados na vanguarda da tecnologia de Cloud Computing. Ela compartilha entusiasmada: "A obtenção desta certificação é um processo altamente exigente e abrangente, que avalia minuciosamente todo o ciclo de vida da adoção e implementação de soluções em nuvem. Isso engloba estratégia, vendas, marketing, design, implementação, operações, governança e muito mais. Estamos orgulhosos de anunciar esta significativa conquista, resultado do excepcional desempenho e do nosso compromisso contínuo com a excelência. A certificação MSP da AWS é o reconhecimento formal de nossa capacidade e dedicação no atendimento às necessidades dos nossos clientes." Como a Gotobiz pode ajudar a sua empresa? Marque uma agenda com um de nossos especialistas !
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