Ações de endomarketing: você consegue mensurar os resultados?

contato • mai. 16, 2022

Você consegue mensurar os resultados das suas ações de endomarketing?

Quando falamos em employer branding e endomarketing, sabemos que as estratégias são capazes de trazer grandes benefícios para a empresa.

 

Fortalecer a cultura organizacional, motivar e engajar os profissionais, simplificar e centralizar a comunicação corporativa, aumentar a satisfação dos colaboradores e incentivar o desenvolvimento profissional são os principais benefícios. Entretanto, para que as ações de endomarketing gerem os efeitos acima, é necessária uma coisa: que a Gestão de Pessoas consiga mensurar a efetividade das estratégias.

 

Você consegue mensurar os resultados das suas ações de endomarketing?


Se você respondeu “não”, prepare a sua poltrona e pegue um cafezinho!


Elaboramos esse conteúdo com uma série de insights que podem ajudar você a identificar se a estratégia está (ou não) cumprindo o seu propósito. Além disso, vamos apresentar como uma plataforma de engajamento pode simplificar todo o processo de análise entregando insights poderosos.

 

Preparado?


Como mensurar a efetividade das ações de endomarketing


Hoje, atrair novos talentos não é a única ação necessária para a empresa criar uma base sólida e se destacar no mercado. Aumentar o engajamento, disseminar a comunicação, garantir a motivação do time, investir em capacitação e melhorar a imagem da marca entre os colaboradores também é importante.


Quando a empresa investe em ações de endomarketing é porque tomou a decisão de aprimorar a sua cultura organizacional e reter bons profissionais. A questão é que, só aplicar a estratégia não dá garantia nenhuma de efeito. É preciso também avaliar a efetividade das ações para descobrir o que deu certo e quais as necessidades de melhorias.


Para isso, existem alguns insights que preparamos que podem ser usados como base para você mensurar o sucesso do seu endomarketing. Dê só uma olhada: 


“Qual o grau de conhecimento e informações sobre  os colaboradores da organização?”


O quanto você conhece das pessoas que compõem o seu time interno? Você sabe quais são seus objetivos e medos? Sabe o que cada colaborador espera da sua empresa, o que não gostam ou o que estão fazendo para sua própria evolução profissional?

 

Um dos principais objetivos da estratégia é melhorar a imagem da marca entre os colaboradores. Mas, perguntamos: como a empresa espera alcançar esse propósito se não estiver preocupada em conhecer, primeiramente, o seu próprio time?

 

“Quais são os profissionais ou áreas mais engajadas?”


Você percebe diferença de comportamento entre as equipes? Alguns colaboradores estão mais motivados do que outros? O que as áreas mais engajadas estão fazendo? Em que os profissionais mais satisfeitos estão trabalhando atualmente? E, outra, quais são os colegas que integram o seu squad?

Avaliar o comportamento dos colaboradores também é uma forma de você mensurar a efetividade das suas ações de endomarketing.


É por meio das pessoas que você vai descobrir quais estratégias deram certo para o grupo, e o que pode ser aplicado para melhorar o engajamento e a comunicação com o restante do pessoal.


“Qual o tempo médio de casa dos colaboradores?”


Os profissionais mais engajados fazem parte do time há quanto tempo? Os colaboradores com mais tempo de casa continuam motivados ou estão começando a demonstrar sinais de insatisfação?


Com o passar do tempo, é comum as pessoas se acomodarem ou mudarem as suas preferências. Isso não significa necessariamente que os integrantes antigos do time estão insatisfeitos, ok? Mas a percepção deles sobre a empresa pode ter mudado de alguma forma.


Nesse sentido, vale também avaliar o tempo médio de casa dos colaboradores para mensurar o sucesso do seu endomarketing. Ao fazer isso, você pode identificar se os integrantes menos engajados são aqueles que compõem o time há mais tempo. E, a partir disso, elaborar ações para recuperar a motivação.


“Você sabe o nível de interação entre seus profissionais?”


Um dos benefícios do endomarketing é que a empresa consegue melhorar a comunicação corporativa. Contudo, para identificar se a estratégia realmente gerou esse resultado, os Gestores precisam acompanhar a interação entre os colaboradores.


Como os profissionais estão se comunicando entre si? As equipes estão se ajudando? Como é o diálogo entre os integrantes? De quanto em quanto tempo as pessoas estão trocando informações?


A questão não é monitorar a conversa que ocorre entre os profissionais e, sim, saber se as equipes estão interagindo e se realmente estão satisfeitas com a forma de comunicação.


A importância de contar com uma plataforma que analisa, apresenta e gera insights


Uma tomada de decisão ágil pode fazer a diferença na hora de elaborar novas ações de endomarketing. Mas, como vimos até aqui, garantir essa rapidez, seja para mensurar a efetividade da estratégia ou definir novas práticas, pode ser um pouco desafiador se feito manualmente. 


E não existe uma forma da empresa tornar todo esse procedimento mais simples, eliminando o uso de diversas planilhas e outros controles descentralizados?


Ficamos felizes em dizer que sim, existe um meio… 


Contar com uma solução que ajuda os gestores a comunicar, engajar e fidelizar talentos, apresentando insights, por exemplo, pode ser a alternativa certeira para garantir análises mais profundas e melhorar os resultados do seu endomarketing.


Se você ainda não possui uma plataforma que faz isso pela sua empresa, conheça o Mérito, solução da Gotobiz que gera insights que auxiliam na tomada de decisão, facilita a comunicação interna, fornece trilhas de conhecimento e capacitação, além de acompanhar o sentimento dos colaboradores.

 

Fale com um especialista.

Por contato 16 fev., 2024
Descubra como a Ademicon transformou seu negócio migrando para a nuvem com a Gotobiz.
uma pessoa está segurando um envelope branco com uma seta verde.
Por contato 15 fev., 2024
Neste carta, Ana compartilha lições valiosas adquiridas ao longo de 25 anos de experiência nas Empresas Processor e agora na Gotobiz. Ela também destaca a importância do contato próximo com o cliente e a necessidade de equilibrar forças aparentemente opostas, como consolidação e expansão, otimização e inovação.
Por contato 29 dez., 2023
Uma prestigiada rede de concessionárias de veículos, com uma presença marcante no Rio Grande do Sul, enfrentava desafios significativos em gerir dados de forma eficaz.
Por contato 16 dez., 2023
Uma companhia do ramo de energia busca combinar eficiência e estratégia para atingir resultados e posições de destaque no segmento.
Plano de continuidade
Por contato 08 dez., 2023
O Plano de Continuidade dos Negócios é um processo que busca viabilizar a operação de uma empresa após algum incidente. Atualmente, o principal problema que tem afetado negócios de pequeno a grande porte são os ataques hackers.
Por contato 17 nov., 2023
Muitas empresas ainda estão se adaptando aos modelos de trabalho pós pandemia. Ao mesmo tempo em que se adaptam às constantes inovações tecnológicas para se manterem competitivas dentro do mercado. Cada vez mais corporações investem em Tecnologia da Informação, sendo que as empresas brasileiras fazem parte do grupo que mais investe no setor para potencializar a operação de TI. No entanto, algumas organizações ainda querem abraçar todos os processos internos, gastando recursos preciosos em áreas nas quais poderiam realizar parcerias. E isso faz com que muitas vezes elas acabam desviando o foco do seu core business. Muitas vezes, delegar funções secundárias para parceiros especializados proporciona a otimização de custos operacionais e melhora a gestão de serviços do negócio, aumentando a eficiência de processos. Se você precisa simplificar e potencializar a operação de TI da sua empresa, leia esse artigo até o final para entender porque o outsourcing pode ser uma boa opção. Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
Por contato 03 nov., 2023
Este artigo apresenta uma análise comparativa entre o uso tradicional de passwords e a adoção de passphrases. O estudo investiga os benefícios de segurança proporcionados pelas passphrases, incluindo maior complexidade, resistência a ataques de força bruta e melhor capacidade de memorização. Além disso, discute-se a importância de conscientizar os usuários sobre práticas seguras de autenticação. O objetivo aqui é propagar uma cultura de segurança e incentivar a adoção de boas práticas nesse sentido, a fim de estabelecer ambientes cada vez mais seguros e funcionais.
Por contato 10 out., 2023
Uma das maiores empresas do ramo de consórcios no Brasil tinha o objetivo de entrar em novos mercados e dar um salto na comercialização do seu portifólio para avançar na expansão de mercado
Gotobiz é Managed Service Provider AWS
Por contato 28 set., 2023
Recentemente, a Gotobiz conquistou o selo MSP e faz parte de um número seleto de empresas brasileiras certificadas pela AWS como Managed Service Provider (MSP). O que significa ser AWS Managed Service Provider? Ser um parceiro AWS MSP significa que a empresa tem capacidade de fornecer soluções ponta a ponta da AWS para clientes em qualquer estágio da jornada para a nuvem. O programa valida o histórico do parceiro e experiência para fornecer soluções AWS ponta a ponta para clientes em qualquer estágio da jornada da nuvem, incluindo planejamento e design, construção e migração, operações e suporte e automação e otimização. Ou seja, a Gotobiz é reconhecida e certificada globalmente em um seleto programa que entrega serviços altamente qualificados baseados nas melhores práticas de adoção de soluções em nuvem e temos um time com know-how para operar e gerir com excelência serviços em nuvem e cases de clientes que atestam isso. Para obtenção desta designação, foi realizada uma extensa auditoria independente para garantir que a integridade da Gotobiz e os recursos técnicos atendam a um alto padrão global. Para Ana Pochmann, Diretora de Delivery da Gotobiz, essa conquista representa a consolidação da experiência e habilidade das empresas Gotobiz e Processor em oferecer Soluções e executar Serviços Gerenciados baseados na vanguarda da tecnologia de Cloud Computing. Ela compartilha entusiasmada: "A obtenção desta certificação é um processo altamente exigente e abrangente, que avalia minuciosamente todo o ciclo de vida da adoção e implementação de soluções em nuvem. Isso engloba estratégia, vendas, marketing, design, implementação, operações, governança e muito mais. Estamos orgulhosos de anunciar esta significativa conquista, resultado do excepcional desempenho e do nosso compromisso contínuo com a excelência. A certificação MSP da AWS é o reconhecimento formal de nossa capacidade e dedicação no atendimento às necessidades dos nossos clientes." Como a Gotobiz pode ajudar a sua empresa? Marque uma agenda com um de nossos especialistas !
MAIS POSTS
Share by: