TI da Vipal se aproxima da operação e colhe resultados robustos

contato • abr. 17, 2023

A parceria entre Vipal e Gotobiz teve início há cerca de quatro anos, quando a fabricante de borrachas, considerada uma das maiores do mundo na sua área, viu que era necessário evoluir no atendimento de TI. A transição, conforme relembra o atual gerente de tecnologia da informação da companhia, Cristiano Müller, foi desafiadora, mas, aos poucos, as peças foram se encaixando e os resultados se tornaram evidentes.


Hoje, 60% de todos os chamados são resolvidos pelo time de nível 1, responsável pelo primeiro atendimento aos usuários. O SLA (Acordo de Nível de Serviço) de todas as equipes de atendimento é de 96%, e as equipes da Gotobiz encerram, em média, mais de 97% dos chamados, incluindo os níveis 1 (primeiro nível de suporte), 2 (atendimento de segundo nível em campo) e 3 (monitoramento, administração e operação dos ambientes computacionais), o que reduz o impacto nas atividades do negócio e em especial na produção. Com estes resultados, a satisfação dos usuários com o atendimento da TI Vipal está acima de 96%.  

“Os índices de paradas de produção provocadas por falhas de infraestrutura de tecnologia, foram reduzidos de forma considerável, chegando próximo de zero em alguns meses. Atualmente temos um ambiente estável e com muito mais visibilidade, colaborando assim com a estabilidade da operação”, relata Müller.

As soluções envolvidas na parceria entre Gotobiz e Vipal são: Service Desk, Field Services, Administração de Ambientes Tecnológicos e Aplicações de Negócios, a solução Hey!Ho! para Gestão dos Serviços, o Monitoramento 24 x 7 de toda a operação, a execução de projetos de melhorias, entre outras. “O grande ponto dessa parceria foi a provocação em sugerir boas práticas, identificando erros e colocando o dedo na ferida do que era necessário”, destaca o gerente de TI.  


Sendo a atividade fim da Vipal a fabricação de borracha, a TI Vipal, estimulada pelas provações da Gotobiz, passou por um reposicionamento que fez com que a área se aproximasse cada vez mais da operação.


“A TI se colocou como parceira da operação e das áreas de negócio. Pedimos para que nos sinalizassem quais eram as suas dores e onde gostariam de chegar”, resgata Müller. Isso contribuiu para que a equipe de tecnologia soubesse o que de fato era prioritário para a Vipal e, assim, elaborasse planos de ação para aperfeiçoar os serviços prestados. 


Conforme recorda o gerente de TI, a virada de chave na relação entre Gotobiz e Vipal se deu durante o processo de implantação dos serviços. Uma das etapas envolvia a realização de um assessment do ambiente e culminou na elaboração de um documento chamado “carta de risco”, que serviu como um norteador sobre o que era necessário fazer para que as evoluções esperadas de fato acontecessem. A partir desse documento, estabeleceu-se uma forma de comunicação e a tomada de decisão e de ação na área de tecnologia ganhou velocidade na empresa.

"Isso fez com que chegássemos ao lugar em que estamos hoje. Em uma relação saudável, mas com discussões naturais do que é preciso ajustar", afirma Müller.

Monitoramento na prática


Durante a análise do ambiente, o time Gotobiz identificou um problema grave de parada nas linhas de produção e foi necessário revisar todos os equipamentos para identificação de onde estava o problema. A solução de imediato foi monitorar as linhas de produção. Foi então criada uma solução de monitoramento aplicada em todos os equipamentos envolvidos. Utilizaram-se os protocolos disponíveis aliado ao desenvolvimento de soluções customizadas para o ambiente da Vipal, permitindo identificação rápida e a partir daí poderiam ser executados um conjunto de ações pelo time de NOC 24 x 7 da Gotobiz para a restauração do ambiente, com isto evitando as paradas.


Outro exemplo, foi um problema identificado durante a madrugada na geração de relatórios que travavam e o problema só era detectado no dia seguinte, quando da necessidade de uso destes. Identificar esse problema na ferramenta de atualização do BI (Business Inteligence) e de geração de relatórios foi um ponto importante para rápida correção da rotina. Implementou-se uma ação de recuperação 24x7 que executa os processos e evita potenciais atrasos.



Respaldo da companhia


Nada disso seria possível, se não fosse a confiança e o respaldo oriundos da Alta Gestão frente às mudanças que eram necessárias praticar, tendo como alvos processos, serviços e tecnologias defasados aliados a parceria com a Gotobiz.


“Ajustamos alguns custos operacionais de sustentação e conseguimos elevar os níveis serviço, alta disponibilidade e capacidade de ação rápida”, destaca Müller. 


Para o futuro, buscamos seguir nesta linha de evolução, estimulando uma estrutura de TI autogerenciada e com alta capacidade de solução.


“Queremos nos envolver cada vez mais no negócio e em decisões estratégicas e tecnológicas que suportam toda a operação. Esse é o nosso desejo”, diz Müller.


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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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Recentemente, a Gotobiz conquistou o selo MSP e faz parte de um número seleto de empresas brasileiras certificadas pela AWS como Managed Service Provider (MSP). O que significa ser AWS Managed Service Provider? Ser um parceiro AWS MSP significa que a empresa tem capacidade de fornecer soluções ponta a ponta da AWS para clientes em qualquer estágio da jornada para a nuvem. O programa valida o histórico do parceiro e experiência para fornecer soluções AWS ponta a ponta para clientes em qualquer estágio da jornada da nuvem, incluindo planejamento e design, construção e migração, operações e suporte e automação e otimização. Ou seja, a Gotobiz é reconhecida e certificada globalmente em um seleto programa que entrega serviços altamente qualificados baseados nas melhores práticas de adoção de soluções em nuvem e temos um time com know-how para operar e gerir com excelência serviços em nuvem e cases de clientes que atestam isso. Para obtenção desta designação, foi realizada uma extensa auditoria independente para garantir que a integridade da Gotobiz e os recursos técnicos atendam a um alto padrão global. Para Ana Pochmann, Diretora de Delivery da Gotobiz, essa conquista representa a consolidação da experiência e habilidade das empresas Gotobiz e Processor em oferecer Soluções e executar Serviços Gerenciados baseados na vanguarda da tecnologia de Cloud Computing. Ela compartilha entusiasmada: "A obtenção desta certificação é um processo altamente exigente e abrangente, que avalia minuciosamente todo o ciclo de vida da adoção e implementação de soluções em nuvem. Isso engloba estratégia, vendas, marketing, design, implementação, operações, governança e muito mais. Estamos orgulhosos de anunciar esta significativa conquista, resultado do excepcional desempenho e do nosso compromisso contínuo com a excelência. A certificação MSP da AWS é o reconhecimento formal de nossa capacidade e dedicação no atendimento às necessidades dos nossos clientes." Como a Gotobiz pode ajudar a sua empresa? Marque uma agenda com um de nossos especialistas !
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