Desafios na vida e na montanha

contato • set. 22, 2022

Procurando profissionais com determinado perfil, numa iniciativa de trabalho recente, tive uma conversa com uma mulher de sucesso na área de  consultoria, que validou o vínculo entre a montanha e a minha área de atuação profissional.


A consultora relatou a diferença em uma avaliação do seu trabalho, quando apresentou um projeto inovador e arriscado, sendo a mesma negativa. Porém, a seguinte avaliação, sem inovar e só mantendo o status quo, o mesmo avaliador, qualificou seu trabalho como altamente positivo.


Nossa conclusão foi a mesma. Como o novo, o diferente e o medo de arriscar, sem ter a certeza de qual será o resultado, gera rejeição inicialmente. Porém, depois de uma caminhada de esforço e resiliência, atingimos um resultado bem mais satisfatório. 


Risco, medo, incerteza, o novo (de verdade), planejamento, mérito, esforço, relações humanas, resiliência. Conceitos que lemos, estudamos, muitas vezes propagamos na nossa retórica profissional, certo?


Todos eles se aplicam numa expedição de alta montanha, e a seguir vou relatar a última expedição na qual participei e como nosso mindset (modo de pensar e agir) é fundamental para todas as áreas da vida.


Escolhi o destino e o projeto (montanhas) em fevereiro de 2022. A expedição aconteceria em julho, e teria em torno de 5 meses para me planejar. O planejamento inclui escolha do objetivo, logística, treinamento, equipamento e o time.


Tinha 5 meses para me dedicar ao condicionamento físico, a equipe foi se consolidando há 3 meses da viagem, e a logística foi se desenvolvendo também. Skills de team building são muito mais importantes do que se imagina: ter meta em comum, ter estado físico e conhecimento de montanha semelhante, colocar em prática suas habilidades e entender quais são as habilidades que os demais membros da equipe tem em destaque para contribuir.

Treino de escalada em rocha e pedal

Parte da equipe tinha realmente menor conhecimento e capacidade, porém mostrava-se muito disposta e motivada. A atitude foi o que priorizamos naquele momento!


A expedição para mim não tinha a ver só com a conquista de um cume, nem provar para alguém a minha capacidade como montanhista. Mas, como feito no passado, colocar conhecimento em prática, aprender novas competências, conhecer um novo local, nova cultura, e gerar consciência ambiental através dos fatos que observamos no nosso encontro cara a cara com o impacto do aquecimento global. Nenhum local melhor que a cordilheira Branca, nos Andes peruanos, conhecida pelos glaciares e neves que deixam suas fascinantes montanhas, justamente, brancas.

Glaciares e grietas das montanhas da cordilheira Branca.

No meio do planejamento resolvi arriscar na procura de patrocínio, e entrei em contato com as Empresas Processor, que entendo estar alinhada com todos estes valores de cultura, resiliência, esforço e impacto ambiental. Realmente nunca tinha procurado apoio neste sentido, e foi uma grande surpresa a resposta positiva.


Porém, a aventura nem tinha começado, quando os desafios começaram a aparecer.


Duas semanas antes da viagem, no treinamento, cai de mal jeito e machuquei o joelho, ficando 5 dias sem sequer poder apoiar o pé no chão. Logo depois, a equipe, que priorizava a atitude, se mostrou com valores diferentes, resultando em vários tipos de conflitos e desfechos do planejado.


5 meses planejando e poucos dias antes de subir no avião, tudo parecia se desmoronar na minha frente. De fato, desmorona, mesmo.


Você lembra daquela situação na sua vida que parecia sem saída? Aquele momento de desespero, seja no profissional ou no pessoal?


Aqui nossa velha e conhecida resiliência vem a ser protagonista. Mas não como parte de uma palestra motivacional, de algum curso de desenvolvimento ou do livro que ganhamos no Natal. Resiliência da vida real.


Olhar para as circunstâncias e a realidade com calma (em terceira pessoa, como gosto de chamá-la), e colocar tudo no papel, como se fosse uma “to-do list”, é o primeiro passo para entender a nova situação com uma perspectiva objetiva e racional. Esta é a nova situação, e são estas as alternativas para dar continuidade.


Me colocando em terceira pessoa do protagonismo da minha própria novela, consegui entender que teria que me ajustar. Voltei ao meu objetivo principal (como é fundamental ter metas e objetivos!!!!!) e coloquei em prática o jogo de cintura (ao que me refiro como Mindset Experimental) para adaptar na hora, com urgência, o processo até meu propósito.


Você está compreendendo o motivo pelo qual temos metas, destinos, finalidades? O desespero, a incerteza e o medo são parte do processo e da caminhada. Como resolver eles é o que interessa, não o cume. O cume é consequência. Assim como o cume é consequência da resiliência, o planejamento, o esforço, uma equipe (no caso a empresa que me patrocinou, e o pessoal que ficou como parte do time), alegria, motivação e crescimento. O cume, o novo emprego, sua própria casa, uma família, uma expedição, uma viagem, o que for, são resultado de tudo isso.


Arrisquei. Fui de joelho machucado para as montanhas no Peru. Arrisquei conhecendo pessoas diferentes (e maravilhosas), arrisquei fazendo acontecer, mesmo diferente do que tinha pensado e planejado. O medo sempre está presente, ele existe. A incerteza virou adrenalina motivadora e a experiência um sonho feito realidade.


Fiz cume de alta montanha Vallunaraju, conheci bem de perto a cultura quéchua, escalei rochas diferentes, identifiquei o impacto socioambiental na região e coloquei na prática, uma vez mais, a importância da motivação interna, o jogo de cintura e o foco no processo.


Se arrisque!

Cris Ljungmann é uma apaixonada pelo ser humano, com formação em Antropologia Social e uma forte ênfase nas áreas cultural e social. Incansável viajante pelo mundo, combina seus mais de 15 anos de experiência no ensino desenvolvimento humano, a uma fervente paixão pelo esporte aventura, meditação, arte e vida saudável. Curiosa, pesquisadora, coach, educadora, empreendedora e consultora.

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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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Gotobiz é Managed Service Provider AWS
Por contato 28 set., 2023
Recentemente, a Gotobiz conquistou o selo MSP e faz parte de um número seleto de empresas brasileiras certificadas pela AWS como Managed Service Provider (MSP). O que significa ser AWS Managed Service Provider? Ser um parceiro AWS MSP significa que a empresa tem capacidade de fornecer soluções ponta a ponta da AWS para clientes em qualquer estágio da jornada para a nuvem. O programa valida o histórico do parceiro e experiência para fornecer soluções AWS ponta a ponta para clientes em qualquer estágio da jornada da nuvem, incluindo planejamento e design, construção e migração, operações e suporte e automação e otimização. Ou seja, a Gotobiz é reconhecida e certificada globalmente em um seleto programa que entrega serviços altamente qualificados baseados nas melhores práticas de adoção de soluções em nuvem e temos um time com know-how para operar e gerir com excelência serviços em nuvem e cases de clientes que atestam isso. Para obtenção desta designação, foi realizada uma extensa auditoria independente para garantir que a integridade da Gotobiz e os recursos técnicos atendam a um alto padrão global. Para Ana Pochmann, Diretora de Delivery da Gotobiz, essa conquista representa a consolidação da experiência e habilidade das empresas Gotobiz e Processor em oferecer Soluções e executar Serviços Gerenciados baseados na vanguarda da tecnologia de Cloud Computing. Ela compartilha entusiasmada: "A obtenção desta certificação é um processo altamente exigente e abrangente, que avalia minuciosamente todo o ciclo de vida da adoção e implementação de soluções em nuvem. Isso engloba estratégia, vendas, marketing, design, implementação, operações, governança e muito mais. Estamos orgulhosos de anunciar esta significativa conquista, resultado do excepcional desempenho e do nosso compromisso contínuo com a excelência. A certificação MSP da AWS é o reconhecimento formal de nossa capacidade e dedicação no atendimento às necessidades dos nossos clientes." Como a Gotobiz pode ajudar a sua empresa? Marque uma agenda com um de nossos especialistas !
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